Há dois anos, Santos x Vitória definia permanência do Palmeiras na Série A

Há dois anos, Santos x Vitória definia permanência do Palmeiras na Série A
Foto: Felipe Oliveira / EC Vitória

Na noite desta quinta-feira (17), o Santos recebe o Vitória, na Vila Belmiro, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Há pouco menos dois anos, o mesmo duelo – na ocasião, disputado no Barradão – que acabou vencido pelo Peixe definiu a permanência do rival Palmeiras na Série A da competição.

PRÊMIO TORCEDORES.COM DE JORNALISMO COLABORATIVO
Prêmio Torcedores.com terá sua 2ª edição em 2016
Conheça os finalistas do prêmio Torcedores.com de mídia esportiva 2016

No dia 7 de dezembro de 2014, era disputada a última rodada do Brasileirão daquele ano. No meio da tabela, o Peixe já não tinha ambições, mas o clube baiano (que tinha 38 pontos) lutava com o Verdão (que tinha só um ponto a mais) contra a última vaga no Z-4.

O alviverde paulista recebia, no recém-inaugurado Allianz Parque, o Atlético-PR – que também não tinha mais ambições no campeonato. O Furacão chegou a sair na frente com gol logo no começo, mas Henrique “Ceifador” empatou para os comandados de Dorival Júnior – hoje, curiosamente, técnico do Santos.

Quando acabou o jogo em São Paulo, a bola ainda rolava em Salvador e, com o placar zerado, um gol do Vitória rebaixaria os palmeirenses pela terceira vez. Aos 49 minutos da segunda etapa, no entanto, Thiago Ribeiro marcou para o Peixe, sacramentando a queda rubro-negra e, consequentemente, a permanência alviverde.

Hoje, no entanto, a situação é totalmente diferente para dois dos três times envolvidos. O Verdão lidera o Brasileiro com seis pontos de vantagem sobre o Peixe (terceiro colocado no momento, mas com um jogo a menos que o segundo, o Flamengo, que tem 66), que, após anos, volta a brigar pelo título da competição.

O clube baiano, porém, segue entre idas e voltas da Série A para a B. Hoje, é o 17º colocado (primeiro fora da zona da degola), com 39 pontos – um à frente do Inter. Nas últimas quatro rodadas, na luta contra o descenso, terá que encarar dois dos melhores times da competição – o Santos hoje e o Palmeiras na última rodada.

Se, em 2014, o Peixe tinha motivos para “não forçar” contra o Vitória (ver o rival novamente rebaixado, por exemplo), a situação é totalmente oposta agora. O clube praiano precisa vencer a qualquer custo e ainda “secar” os palmeirenses, visando diminuir a diferença de seis pontos e a manutenção do sonho pelo título.

LEIA MAIS:
SAIBA COMO ASSISTIR A ESTE JOGO AO VIVO PELA TV
COM SELECIONÁVEIS, DORIVAL CONVOCA 23 PARA “DECISÃO” CONTRA O VITÓRIA
SAIBA QUANTOS INGRESSOS FORAM VENDIDOS ANTECIPADAMENTE PARA ESTA PARTIDA
SANTOS PODE PERDER VITOR BUENO E OUTROS SEIS PARA “DECISÃO” CONTRA O CRUZEIRO
QUE JOGADOR SANTISTA VOCÊ SERIA? FAÇA O TESTE!

Gostou da publicação? Para acompanhar tudo o que escreve seu autor, curta sua página no Facebook e siga-o no Twitter.



Jornalista formado pelo Mackenzie (SP) e pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias pela Anhembi Morumbi (SP). Apaixonado por esportes desde 1994. Especialista de Santos e Futebol Inglês no Torcedores.com. Contato: fernando.amaral.pba@hotmail.com