Há 5 anos, Ramirez colocava o Corinthians no rumo do título do Brasileirão; relembre

Crédito da foto: Reprodução / Youtube

“Cachito” Ramirez não se tornou ídolo do Corinthians, mas tem gravado na história um gol que encaminhou a conquista do Brasileirão 2011. Há exatos 5 anos, o meio-campista peruano deu a vitória contra o Ceará, dentro do Estádio Presidente Vargas.

LEIA MAIS
PRÊMIO TORCEDORES.COM DE JORNALISMO COLABORATIVO
Prêmio Torcedores.com terá sua 2ª edição em 2016
Conheça os finalistas do prêmio Torcedores.com de mídia esportiva 2016

O jogo foi válido pela 35ª rodada do Brasileirão de 2011. O Corinthians vinha de vitória contra o Atlético-PR e chegava embalado, mas empatado na liderança do campeonato. O Vasco da Gama tinha o mesmo número de pontos e o alvinegro paulista só levava vantagem no número de vitorias – uma a mais.

A partida contra o Ceará foi muito dura. Com a força dos mais de 17 mil presentes, o “Vozão” contava com o atacante Osvaldo em excelente fase. Júlio César foi exigido diversas vezes, mas o primeiro tempo terminou 0 a 0 e a sensação era que um empate já seria um excelente resultado.

No entanto, brilharam as estrelas de Tite e de um peruano. Ramirez havia sido expulso no fatídico jogo contra o Tolima-COL, no início daquele ano, e não foi muito utilizado ao longo do campeonato. Mesmo assim, foi o escolhido pelo técnico para entrar no segundo tempo – contra todas as expectativas.

A escolha não podia se provar mais acertada. Aos 35’, Ralf lançou Ramirez, que partiu pela esquerda do ataque, driblou um zagueiro e bateu para o gol. Gol do alívio. Gol da esperança do título.

A partida foi tão disputada e tensa, que quando o apito final soou, alguns jogadores se ajoelharam para agradecer o resultado mais do que positivo. Um passo crucial pra título brasileiro de 2011.

FICHA TÉCNICA

Ceará 0x1 Corinthians
Campeonato Brasileiro 2011 – 16/11/2011, 21h45
Estádio Presidente Vargas
Ceará: Fernando Henrique, Daniel Marques, Fabrício, Eusébio, Heleno (Boiadeiro), Thiago Humberto (Leandro Chaves), Michel (Washington), Juca, João Marcos, Osvaldo e Felipe Azevedo. Técnico: Dimas Filgueiras
Corinthians: Julio César; Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Edenilson, Danilo (Ramírez) e Ralf; Willian (Wallace), Emerson e Liédson. Técnico: Tite
Gol: Ramirez (35’)

Reveja lances da partida:



Mídias Sociais da AS Roma Brasil, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, blogueiro desde 2007 e radialista amador. Escreve sobre futebol italiano, automobilismo e o que aparecer, mas gosta mesmo é de contar boas histórias