OPINIÃO: STJD ganha “15 minutos de fama” com punição ao Grêmio

Lucas Uebel/DVG - Grêmio

Tirando aquele polêmico Fla-Flu da suposta interferência externa no jogo do Campeonato Brasileiro, o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) ainda não havia dado as caras neste final de temporada e assim parecia que iria transcorrer. Mas, só parecia… Nesta quarta-feira (16), o órgão conseguiu seus “15 minutos de fama” e puniu o Grêmio com a perda do mando de campo na final da Copa do Brasil devido à invasão de campo de Carol Portaluppi, filha de Renato Gaúcho, treinador Tricolor, após o jogo da semifinal diante do Cruzeiro, além de uma multa de R$30 mil.

PRÊMIO TORCEDORES.COM DE JORNALISMO COLABORATIVO
PRÊMIO TORCEDORES.COM TERÁ SUA 2ª EDIÇÃO EM 2016
CONHEÇA OS FINALISTAS DO PRÊMIO TORCEDORES.COM DE MÍDIA ESPORTIVA

Com essa decisão do STJD, eu pergunto: Qual a necessidade de prejudicar o espetáculo dessa maneira? Carol Portaluppi não interferiu no resultado do confronto, muito menos invadiu o campo enquanto o jogo estava acontecendo. Pelo contrário, ela entrou já nos minutos finais para, ao apito do árbitro, comemorar a classificação junto de seu pai, sem causar prejuízo algum à partida, ao contrário do que essa punição ao Grêmio irá fazer.

Acredito que a punição dada ao Imortal seja extremamente arbitrária e prejudica demasiadamente a equipe, que não vai poder jogar dentro de seus domínios, em sua Arena, onde é sempre tão forte e possui a atmosfera da torcida a seu favor. Tamanho é o ridículo, que até mesmo torcedores do Atlético-MG, oponente na final, mostraram-se bastante indignados com a decisão do tribunal.

Definitivamente, não fico nem um pouco surpreso com essa decisão, mesmo que ela seja absurdamente errada e vinda do STJD, que possui juízes peritos nesse tipo de coisa. Ela ilustra a falta de organização que é o futebol brasileiro, já que falta menos de uma semana para o primeiro jogo da decisão em Belo Horizonte e o local ainda não foi definido. Pelo bem do espetáculo, espero que o Grêmio consiga um efeito suspensivo e jogue a final em sua Arena.