Destaques do Flamengo no sub-17 falam do futuro e querem reencontrar Zé Ricardo

Flamengo
Lincoln e Vinicius Junior - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Dois dos principais jogadores de time que está invicto desde o ano passado, os atacantes Lincoln e Vinícius sonham chegar ao profissional do Flamengo e torcem para reencontrar o técnico Zé Ricardo no comando da equipe.

LEIA MAIS:
Mercado da bola: Sem proposta da Universidad de Chile, Montillo mira retorno ao Brasil
Jorge fala da chance de trocar o Fla pela Europa e de atuar com Gabriel Jesus no City
Opinião: Flamengo precisa reformular peças desgastadas e que não deram certo  
Presidente e Vice admitem reforços para o Flamengo, mas disfarçam sobre quantidade   
VP diz que Flamengo está protegido para não perder jogadores para o exterior; entenda

Após conquistar mais um título com a camisa Rubro-negra, o Flamengo foi campeão carioca sub-17 após fazer 10 a 1 (no agregado) sobre o Vasco nos dois jogos da final, a “geração de 2000” começara a gerar expectativa na torcida por ver os destaques do time na equipe principal em um futuro próximo.

Artilheiro da competição com 21 gols, Lincoln, que faz 16 anos em dezembro, torce para trabalhar novamente com Zé Ricardo, mas desta vez nos profissionais do Flamengo. O atacante tem a consciência que precisa seguir se destacando para ter uma oportunidade no futuro.

– O sonho de qualquer um de nós é chegar ao profissional do Flamengo. É uma pressão boa, tenho que assumir essa responsabilidade. Trabalhei com o Zé Ricardo e espero estar com ele de novo um dia, mas só jogando vou conquistar o meu espaço – disse em entrevista para o site globoesporte.com.

.

Divulgação/Flamengo
Divulgação/Flamengo

 .

Outro grande destaque é Vinícius Júnior, considerado um dos maiores talentos da base do Flamengo – e um dos principais nomes da seleção brasileira sub-17 – o atacante também reiterou o desejo de trabalhar novamente com Zé Ricardo. Com apenas 16 anos, a jovem promessa sabe o que precisa evoluir para chegar na equipe principal.

– Estou bem tranquilo. Quem está no Flamengo tem que sentir essa pressão e estar preparado. Tudo está acontecendo como clube planeja e como eu também imaginava, mas tem que ser aos poucos. Estou evoluindo na parte técnica e tática e quero ir subindo de categoria até chegar ao profissional.

Frequentemente convocado para as seleções de base, Vinícius foi o vice-artilheiro do Brasil campeão do Sul-Americano Sub-15: em seis jogos, fez seis gols e deu ainda cinco assistências. Na Brics Cup Sub-17, marcou mais cinco vezes, sendo o artilheiro do torneio.

 .

Foto: Divulgação/CBF
Foto: Divulgação/CBF

 .

Observado frequentemente por técnicos e olheiros de times europeus, o atacante assinou seu primeiro contrato profissional em julho de 2016, pouco depois de completar 16 anos. O vínculo dele com o Rubro-Negro vai até junho de 2019 e com multa rescisória de 30 milhões de euros.

O valor da multa, em termos de comparação, é quase tão alta quanto a última de Gabriel Jesus em seu último contrato com o Palmeiras (feito um ano depois de ele subir aos profissionais e já ter convocações para a seleção olímpica no currículo), cuja cláusula de rescisão era de 40 milhões de euros. Veja o vídeo da assinatura de contrato de Vinícius com o Flamengo e a alegria da jovem promessa.

.

.

Apesar de jogar nos juvenis, Vinícius já treina com os juniores do Flamengo. A tendência é que ele seja integrado ao elenco de juniores para a disputa da Copa São Paulo de 2017. O meia-atacante tenta segurar a ansiedade para atuar nos profissionais.

– Cedo ou tarde, eu só quero que aconteça e dê certo. Quero ser um jogador profissional e se for no Flamengo, melhor, porque meu objetivo é dar muitas alegrias à torcida rubro-negra.

.

Vinícius Júnior em ação pelo Flamengo (Foto: Divulgação)
Vinícius Júnior em ação pelo Flamengo (Foto: Divulgação)

.

O atual técnico do profissional foi o treinador desta mesma equipe no sub-15, em 2014, e acompanha de perto o desenvolvimento de cada jogador. Para isso, conta com a constante troca de informações com Marcinho, comandante do sub-17 do Flamengo.

– O Zé Ricardo foi treinador deles e conhece bem o grupo. Ele veio da base e por isso olha sempre para cá. É tudo com o tempo, não se pode atropelar as coisas. Uma vacilada, sobe à cabeça e estraga a trajetória de quem tem tudo para ser brilhante. Não apenas o Vinícius e o Lincoln, mas temos outros meninos muito talentosos. O Zé sabe quem eles são e onde podem chegar – ressaltou Marcinho.

 .

Divulgção Flamengo
Divulgção Flamengo

 .

Visando a temporada de 2017, o presidente Eduardo Bandeira de Mello, além do seu Vice de Finanças, acabaram comentando sobre o planejamento e reforços para próxima temporada: Presidente e Vice admitem reforços para o Flamengo, mas disfarçam sobre quantidade.

Os dirigentes pretendem priorizar a contratação de jogadores de “ponta”, dando mais oportunidades para os jovens atletas, como Léo Duarte, Ronaldo, Paquetá, Thiago Santos e Felipe Vizeu. Neste sentido, alguns nomes já estão em negociação. VEJA: Com lista de reforços preparada, Flamengo define a prioridade para o ataque.

Durante a última semana, o Vice Presidente de Futebol do clube afirmou que o Flamengo deve abrir mão de quantidade de reforços para o ano que vem, priorizando a qualidade do jogador. Veja no link: Com elenco numeroso, Godinho diz que Fla deve priorizar reforços de qualidade em 2017. O dirigente ainda garantiu que não teme eventuais propostas pelos principais jogadores: VP diz que Flamengo está protegido para não perder jogadores para o exterior; entenda.

Enquanto o time ainda briga no Brasileirão, a diretoria continua o planejamento do próximo ano. É o momento de algumas definições, sejam elas de permanência, saídas e também de novas aquisições no mercado do futebol. Sendo assim, o Torcedores.com trouxe um breve resumo de como estão as negociações do Rubro-negro para 2017. Veja no link: Mercado da bola: Veja as negociações de quem pode chegar e sair do Flamengo em 2017.

.

CONFIRA AINDA ALGUNS ESPECIAIS FEITOS PELO TORCEDORES.COM:
Veja os jogadores do Flamengo que podem retornar de empréstimo em 2017
Veja até quando vai o contrato dos jogadores do Flamengo
Confira jogadores que estão sem contrato e podem ser bons reforços para 2017
Brasileirão gringo! Veja os estrangeiros contratados no fim da janela 

Foto: Divulgação

Curtiu essa matéria? Siga o autor no Twitter: Allan Abi Madi – @allanmadi