Com Palmeiras perto de sair, veja os grandes há mais tempo na fila do Brasileirão

Palmeiras
Foto: Divulgação/ Palmeiras

O Palmeiras deu um passo enorme para a conquista do Brasileirão neste domingo. Contando com o apoio de sua torcida, o time manteve o ótimo retrospecto e bateu o Botafogo por 1×0, com um gol de cabeça do atacante Dudu. Para matematicamente sagrar-se campeão, o alviverde necessita de um empate contra a Chapecoense, em casa, no próximo domingo, para não depender de resultados paralelos.

LEIA MAIS:

Reservas do Grêmio brilham na Arena e torcida manda recado para o Inter

A proximidade do título faz com que os palmeirenses tirem um enorme peso das costas. O clube não vence um Brasileirão desde 1994, há 22 anos, sendo o terceiro time dos considerados “grandes” a estar há mais tempo na fila do nacional. De quebra, o Palmeiras é o único dos grandes de São Paulo que ainda não venceu um Brasileirão no sistema de pontos corridos, inserido no país a partir de 2003.

“Agora falta um ponto, mas lá dentro do jogo, o empate… É muito curta a margem de erro. É um erro que você tem atrás, o Botafogo faz o gol… E aí a diferença cai para a última rodada. As coisas ficariam muito difíceis porque no último jogo pode valer a vida do Vitória e do Inter. Jogamos um jogo bem jogado, trabalhamos bem a bola, fizemos por merecer a vitória, que é o mais importante”, resumiu Cuca, técnico alviverde, após a vitória sobre o Botafogo.

Há 22 anos sem vencer um Brasileirão, o Palmeiras vê apenas dois outros gigantes do futebol brasileiro com um jejum mais longo. Quem está há mais tempo na fila é o Atlético-MG, que venceu a edição inaugural de 1971 e depois não mais repetiu a dose, estando, portanto, há 45 anos sem o título nacional. Depois do Galo, o Inter não sabe o que é saborear um Brasileirão desde 1979, há 37 anos.

Veja a lista dos últimos títulos brasileiros dos chamados grandes:

Corinthians – 2015

Cruzeiro – 2014

Fluminense – 2012

Flamengo – 2009

São Paulo – 2008

Santos – 2004

Vasco – 2000

Grêmio – 1996

Botafogo – 1995

Palmeiras – 1994

Inter – 1979

Atlético-MG – 1971

 

 



Jornalista formado pela PUCRS em agosto de 2014. Fã de esportes, sobretudo tênis. Colorado por paixão, jornalista por vocação e tenista por opção.