10 anos de PS3: relembre a evolução dos games de futebol no console

PS3
Foto: Reprodução/ Youtube

Hoje o PS3 completa 10 anos de seu lançamento aqui nas Américas. Para comemorar essa década de aniversário, o Torcedores traz para você a mudança dos grandes jogos de futebol que passaram pelo console ao longo do tempo.

PRÊMIO TORCEDORES.COM DE JORNALISMO COLABORATIVO
Prêmio Torcedores.com terá sua 2ª edição em 2016
Conheça os finalistas do prêmio Torcedores.com de mídia esportiva 2016

A rivalidade entre FIFA e PES, que já vinha desde o Playstation, se manteve viva com o Playstation 3, e continua viva até hoje. Ambos os jogos apostaram em mudanças gráficas arrojadas e novos modos de jogo para aproveitar a capacidade proporcionada pela 3ª geração do console da Sony.

Os primeiros jogos das séries trazidos para o PS3 foram o Pro Evolution Soccer 2008 e o FIFA 08, ambos lançados em 2007, 1 ano após o lançamento do console. A evolução dos dois quando comparadas aos jogos anteriores é tamanha. O PES 2008 é considerado por muitos como o melhor PES de todos, tendo patchs de atualização até hoje feitos por jogadores fanáticos. Já o FIFA 08 apresentou um aumento de mais de 20% de equipes, ligas e atletas quanto comparado à versão anterior.

Porém, a mudança mais significativa quando se fala de evolução dos games é a gráfica. Ao longo desses 10 anos, os jogos mudaram muito a sua cara. Desde maior detalhamento dos jogadores até maior interação das torcidas no game, tanto PES quanto FIFA deram grandes passos a frente quando falamos nesse quesito. Confira abaixo dois vídeos, um do PES e outro do FIFA, onde essas evoluções são mostradas com mais clareza.

Pro Evolution Soccer: do 2008 ao 2017

FIFA: do 2008 ao 2017 (a comparação começa aos 1:17)

E você? O que acha da evolução dos jogos de futebol depois do lançamento do PS3? Tem alguma história especial com esse console? Escreve ai pra a gente!



Estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.