Sorteio define grupos da CAN 2017; Costa do Marfim enfrenta ex-técnico

CAN 2017 - Sorteio
Reprodução/Twitter oficial CAF

O sorteio dos grupos da próxima Copa Africana de Nações foi realizado na quarta-feira no Gabão, sede do torneio. Além do equilíbrio das quatro chaves, o destaque ficou por conta do encontro da atual campeã, Costa do Marfim, com seu ex-técnico, Hervé Renard. Na CAN 2017, o francês comandará a seleção de Marrocos.

LEIA MAIS:

Champions da África: Time de Dolly goleia e fica perto do Mundial

Os Elefantes possuem uma relação curiosa com Renard. O treinador comandou os marfinenses na campanha vencedora de 2015, mas foi seu algoz na final de 2012. Naquela edição, o francês levou Zâmbia ao seu primeiro título continental, superando Didier Drogba e companhia nos pênaltis.

Costa do Marfim e Marrocos caíram no grupo C, com sede em Oyem. Surpresa de 2015 ao conquistar o terceiro lugar, a República Democrática do Congo completa a chave ao lado do Togo.

Já no grupo A da CAN 2017, o Gabão de Pierre-Emerick Aubameyang terá a companhia de Camarões, a estreante Guiné-Bissau e Burkina Faso, vice-campeão em 2013. Os jogos estão programados para a capital, Libreville.

Com sede em Franceville, a chave B reúne Argélia e a Tunísia, rivais do norte da África. Os outros participantes são Zimbábue – único representante do sul do continente – e Senegal.

Para o grupo D, o sorteio reservou quase uma repetição das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2018. Com exceção do Mali, os participantes também aparecem na chave E do qualificatório.

Dono de sete títulos, o Egito volta a disputar o torneio após sete anos. O maior campeão da história da CAN vai medir forças com Gana, que ficou no top 4 nas últimas cinco edições.

A outra participante do grupo sediado em Port-Gentil é Uganda, uma seleção que não disputa a competição desde 1978. Naquele ano, os Cranes ficaram com o vice-campeonato.

A CAN 2017 será realizada entre 14 de janeiro e 5 de fevereiro. A final será disputada no Stade de l’Amitié, em Libreville.