Poderoso em casa, Palmeiras também é o visitante com mais público do Brasileirão

Foto: César Greco / Ag. Palmeiras

Líder do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras impressiona pelos números. Em campo, tem o melhor ataque, o artilheiro (Gabriel Jesus), o melhor saldo de gols e uma das defesas mais sólidas da competição. Nas arquibancadas, o desempenho do Verdão também é espetacular. O clube alviverde tem a melhor média de público do torneio quando joga em casa, mas o que surpreende (ou nem tanto assim) é que, como visitante, os palmeirenses são os que mais comparecem aos estádios da Série A.

LEIA TAMBÉM:
Torcida do Palmeiras se irrita com palpite de Mauro Cezar e cria “música” em caso de título
Valdivia aciona Palmeiras na Justiça e cobra luvas não pagas pelo ex-clube
Já vai? Róger Guedes e Jaílson (ele mesmo) “entortam” defesa do América-MG; assista
Nova vitória faz chances de Palmeiras ser campeão brasileiro ultrapassarem os 70%

Reportagem do site ESPN.com.br, ainda no começo de outubro, mostrava que, antes do jogo contra o Santa Cruz, em Recife, o Palmeiras tinha atraído 279.881 torcedores nas 13 partidas longe do Allianz Parque, com média de 19.992.

Após enfrentar o Santa e o América-MG, fora de casa, essa média caiu um pouco – para 18.003, de acordo com o aplicativo específico do GloboEsporte.com (tabela no pé da matéria). A queda se deu muito pelo público fraco no Arruda (o Santa Cruz está praticamente rebaixado) e pelo fato de o Verdão estar ainda cumprindo punição do STJD de não ter direito a carga de 10% como visitante devido à briga de sua organizada em jogo contra o Flamengo.

No último domingo, porém, a torcida palmeirense encheu o Estádio do Café, em Londrina (PR), para a partida contra o América-MG. Os mineiros venderam o mando, o que acabou “invertendo” a vantagem de jogar em casa para o time de Cuca. Mais de 27 mil pessoas estiveram presentes no estádio para apoiar o clube paulista na vitória por 2 a 0.

Para se ter uma noção, o Palmeiras apresenta uma média de ocupação de 48% dos estádios quando é visitante, enquanto a ocupação de todos os jogos dos clubes das Séries A, B e C do futebol nacional é de 25%.

A força do Palmeiras fora de casa acaba também sendo vista na tabela. O time paulista já conquistou nada menos do que 27 pontos como visitante – seis vitórias, três empates e quatro derrotas. Somados aos 33 pontos conquistados como anfitrião, o Palmeiras tem 60, contra 57 do segundo colocado Flamengo.

Em casa, o Palmeiras lidera também a média de público do Brasileirão – 32.677 torcedores comparecem, em média, nos jogos do clube no Allianz ou Pacaembu. Na próxima quinta-feira, o Verdão jogará na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP), contra o Cruzeiro.

CLUBE MÉDIA PÚBLICO/VISITANTE (pagantes)
PALMEIRAS 18.003
FLAMENGO 17.464
CORINTHIANS 16.051
SÃO PAULO 15.903
ATLÉTICO-MG 15.475
SANTOS 11.250
GRÊMIO 11.204
BOTAFOGO 11.053
FLUMINENSE 10.374
ATLÉTICO-PR 10.225


Esportista de hobby, mas jornalista de profissão. Trabalhou como repórter do O Estado de S. Paulo, Revista TÊNIS. Tênis Virtual e CurtaTÊNIS em coberturas nacionais e internacionais de grandes eventos.