No Brasileirão, apenas o Palmeiras finaliza mais que o Grêmio

Palmeiras
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O torcedor do Grêmio até tem direito de reclamar que o time está fazendo poucos gols, mas não dá para questionar o alto número de tentativas. De acordo com o site Footstats, especializado em dados e estatísticas do futebol brasileiro, apenas o Palmeiras, líder absoluto do campeonato, tem mais finalizações certas que o Grêmio. Enquanto os paulistas bateram a gol 175 vezes, o tricolor gaúcho o fez em 151 ocasiões.

LEIA MAIS:

Veja cinco opções de centroavantes para o Grêmio em 2017

Ex-técnico do Grêmio vira taxista no interior do Rio Grande do Sul

A diferença está no aproveitamento dessas finalizações. Na prática, o Palmeiras põe muito mais bolas na rede do que o Grêmio. Com 52 gols marcados em 29 jogos, o time de Cuca tem o melhor ataque da competição – ainda tem o artilheiro, Gabriel Jesus, 11 gols, ao lado de Robinho, do Atlético-MG. Já a equipe gremista marcou apenas 34 vezes, tendo o sétimo pior ataque do certame.

Dentre os jogadores do Palmeiras, quem mais chuta em direção ao gol no campeonato é o atacante Gabriel Jesus. O jovem atacante de 19 anos já acertou 33 finalizações contra a meta adversária, com 11 gols marcados. Pelo lado do Grêmio, os jogadores mais eficientes neste quesito são Everton e Luan, ambos com 20 chutes corretos.

Para cada gol gremista marcado no Brasileirão, 11,5 finalizações foram realizadas. Para exemplificar o pouco poder de fogo gremista, uma outra estatística serve para preocupar a torcida. Levando em consideração apenas o último mês do campeonato, o Grêmio marcou apenas três vezes em oito partidas: com Batista, na derrota para o Botafogo, com Pedro Rocha, na vitória sobre a Chapecoense e com Jaílson, na última quarta-feira, na vitória fora de casa sobre o Vitória.

Grêmio e Palmeiras, aliás, já têm data para se encontrarem novamente. As duas equipes que mais chutam certo no Brasileirão têm uma pendência a resolver na Copa do Brasil, onde se encontram uma diante da outra na fase de quartas de final. No jogo de ida, em Porto Alegre, o Grêmio fez 2×1 e garantiu uma pequena vantagem para o jogo da volta, que ocorre no dia 19 de outubro, em São Paulo.

 



Jornalista formado pela PUCRS em agosto de 2014. Fã de esportes, sobretudo tênis. Colorado por paixão, jornalista por vocação e tenista por opção.