4 motivos para acreditar que o Palmeiras vai ser campeão brasileiro

Palmeiras
Crédito da foto: Cesar Greco / Palmeiras

Com sete rodadas para o fim do Brasileirão, o Palmeiras lidera com quatro pontos de avanço sobre o Flamengo. Pode parecer cedo para cravar quem será campeão, mas os motivos abaixo dão vantagem ao Verdão na reta final do campeonato.

LEIA MAIS:
VERDÃO PODE ATINGIR SUA SEGUNDA MAIOR SÉRIE DE JOGOS SEM PERDER EM BRASILEIROS

Confrontos com times da parte de baixo da tabela
O Palmeiras tem, na teoria, um caminho mais fácil que o do Flamengo rumo ao título do Brasileirão. O Verdão encara no Allianz Parque três adversários da parte de baixo da tabela – Sport, Internacional e Chapecoense -, além de pegar o Vitória, que luta contra o rebaixamento, fora de casa. Por sua vez, o Flamengo terá pela frente apenas duas equipes da metade de baixo da tabela – América-MG (fora) e Coritiba (em casa).

Jogos contra adversários do G6
Dos sete jogos que o Flamengo irá disputar, cinco são contra equipes que buscam uma vaga entre os seis primeiros colocados – Corinthians, Atlético-MG, Botafogo, Santos e Atlético-PR. Embora quatro deles sejam no Maracanã (apenas o encontro com o Furacão será fora de casa), a expectativa do torcedor palmeirense é que o Flamengo perca pontos contra estes adversários.

Já o Palmeiras encara três equipes do atual G6 – Santos (fora), Atlético-MG (fora) e Botafogo (casa).

O Palmeiras pode perder pontos e manter a vantagem
A agenda de jogos das derradeiras rodadas do Brasileirão pode ajudar o Verdão, mesmo que o time comandado por Cuca perca pontos. Isto porque, coincidentemente, os jogos teoricamente mais complicados do Palmeiras ocorrem em rodadas em que o Flamengo encara adversários igualmente difíceis. Na 33ª rodada, o Palmeiras encara o Santos na Vila Belmiro, enquanto o Flamengo viaja até Belo Horizonte para encarar o Atlético-MG. No rodada seguinte, o Flamengo terá o clássico frente ao Botafogo e o Palmeiras receberá o Internacional. Já na 37ª, o Flamengo recebe o Santos e o Palmeiras encara a Chapecoense. Assim, mesmo que o Verdão perca pontos, as chances de o Flamengo também perder é maior.

Não disputar a Copa do Brasil
A prioridade do Palmeiras é o Brasileirão e a escalação dos reservas frente ao Grêmio mostrou exatamente isso. Sem a Copa do Brasil, o Verdão pode focar todas as suas atenções em encerrar um jejum que dura há 22 anos. Dois jogos a menos (ou quatro caso alcançasse a final) nesta reta final da temporada reduzem o desgaste nos jogadores.

Crédito da foto: Cesar Greco / Palmeiras