Em tira-teima histórico na Copa do Brasil, Grêmio ultrapassa o Palmeiras

Palmeiras
Cesar Greco / Ag.Palmeiras / Divulgação

Um confronto de gigantes foi definido nesta quarta-feira, no Allianz Parque, em São Paulo. Beneficiado pela expulsão de Allione, o Grêmio soube fazer valer o homem a mais e buscou o empate contra o Palmeiras. No fim, o 1×1 foi suficiente para a equipe gaúcha, que havia ganho o jogo de ida em Porto Alegre por 2×1. O time de Renato Gaúcho manteve a tradição na Copa do Brasil e vai disputar sua 12ª semifinal na história.

LEIA MAIS:

Ídolo do Grêmio, Danrlei comenta possível rebaixamento do Inter

VÍDEO – Seijas “surta” na comemoração do gol da vitória sobre o Flamengo

O duelo de quartas de final da edição de 2016 do torneio representava um tira-teima para Grêmio e Palmeiras. Antes disso, os dois clubes já haviam se enfrentando em quatro outras ocasiões na Copa do Brasil, com duas classificações para cada lado. O confronto exalava tradição: enquanto os gaúchos são os maiores campeões do torneio ao lado do Cruzeiro com quatro conquistas, o alviverde vem logo atrás com três taças.

O primeiro encontro foi em 1993. Na fase de quartas de final, os dois jogos ficaram no empate em 1×1. Nos pênaltis, em Porto Alegre, o Grêmio levou vantagem e foi adiante na competição. Dois anos depois, em 1995, o tricolor gaúcho voltou a bater o Palmeiras. No Olímpico, 1×1. Em São Paulo, 2×2. Naquela edição, o Grêmio chegou até a final e acabou perdendo o título para o Corinthians.

Nos dois duelos seguintes, o Palmeiras deu a resposta e empatou a “série”. Jogando a primeira partida da semifinal de 1996 em casa, o Verdão de Rivaldo e Djalminha partiu para cima e abriu 3×1. Na volta, o Grêmio não passou de um 2×1 a favor e ficou de fora da decisão. Na mesma fase de semifinal, o Porco bateu o Grêmio em 2012 ao vencer no Olímpico por 2×0 e empatar em São Paulo por 1×1.

Antes de se concentrar nos confrontos de semifinal da Copa do Brasil contra o Cruzeiro, o Grêmio pensa no clássico Gre-Nal 411, pelo Brasileirão, na Arena, no próximo domingo. A partir da outra semana, o foco volta para o torneio mata-mata. No dia 26, os gaúchos visitam o Cruzeiro. A volta ocorre no dia 2 de novembro em Porto Alegre.

Grêmio x Palmeiras – Copa do Brasil

Grêmio – três classificações (1993, 1995 e 2016)

Palmeiras – duas classificações (1996 e 2012)



Jornalista formado pela PUCRS em agosto de 2014. Fã de esportes, sobretudo tênis. Colorado por paixão, jornalista por vocação e tenista por opção.