Contra “maldição do bode”, Chicago Cubs tenta acabar com seca de 108 anos sem título

A cidade de Chicago, localizada no Estado de Illinois, Estados Unidos, possui quase 3 milhões e seiscentos mil habitantes. De todos que lá vivem, provavelmente nenhum estava vivo quando o Chicago Cubs, o time de baseball mais querido da cidade, conquistou seu último título. São 108 anos sem levantar o troféu da World Series na Major League Baseball.

LEIA MAIS:
O QUE ESPERAR DA SÉRIE WASHINGTON NATIONALS X LOS ANGELES DODGERS
O QUE ESPERAR DA SÉRIE BOSTON RED SOX X CLEVELAND INDIANS
O QUE ESPERAR DA SÉRIE TORONTO BLUE JAYS X TEXAS RANGERS

Poucos devem se lembrar também da última vez em que o time chegou a final da World Series. O feito ocorreu há 71 anos, em 1945, quando o mundo vivia o ano do fim da Segunda Guerra Mundial. Foi nesta ocasião que surgiu uma das maiores maldições dos esportes: a “maldição do bode”. Os Cubs enfrentariam em casa o Detroit Tigers pelo quarto jogo da World Series de 1945, com a chance de ser campeões em caso de vitória. Momentos antes da partida, o grego Billy Sianis chegou à entrada do estádio com dois ingressos, um para ele e outro para seu bode de estimação chamado Murphy, que foi impedido de entrar no estádio.

Sob protestos, inclusive para o dono dos Cubs, Philip K. Wrigley, presente no momento do incidente, o grego amaldiçoou o time dizendo: “O Chicago Cubs nunca mais vai ganhar uma World Series enquanto não deixar um bode entrar Wrigley Field”. Os Cubs perderam o jogo e em seguida, a World Series e desde então, nunca mais conseguiram voltar a disputá-la.

Desde então, Chicago sofreu ano após ano, e recebeu o apelido “carinhoso” de Lovable Loosers (adoráveis perdedores). Conseguiram chegar até a final da Conferência Nacional apenas mais quatro vezes, em 1984, 1989, 2003 e 2015. Em 1984, o time era o favorito a vence a série diante do San Diego Padres, mas os Cubs sentiram a pressão e perderam de virada a série que lideravam por 2 jogos a zero.

Em 2003, a maldição do bode voltou a reinar. Os Cubs lideravam a série contra o Florida Marlins por 3 jogos a 2 e estavam a 5 eliminações de voltar às finais após 58 anos. O time vencia por 3 a 1 na oitava entrada até que o rebatedor dos Marlins Luis Castillo rebateu uma bola para o lado esquerdo. O jogador dos Cubs Moisés Allou correu para agarrar a bola no ar e eliminar Castillo do jogo, mas foi atrapalhado por Steve Bartman, um torcedor que estava na primeira fila da arquibancada, próximo ao local em que a bola iria cair. Na sequência, o jogador avançou a primeira base e o Florida Marlins anotou 7 corridas consecutivas, vencendo a partida. Bartman teve de ser retirado do Wrigley Field para sua segurança, já que os outros torcedores estavam furiosos e o culparam pela eliminação. No campo, o time da Flórida virou para 8 a 3 e, no dia seguinte, fechou a série em 4 a 3. Bartman nunca mais foi visto em nenhum jogo dos Cubs e nem na cidade. (confira o vídeo do incidente abaixo)

 

O time e os torcedores já fizeram de tudo para acabar com a maldição. Levaram bodes ao centro do campo, padres gregos para realizar exorcismos, tentaram passar a maldição a outros times, mas nada disso funcionou. Em 2015, os Cubs voltaram pela primeira vez desde 2003 à final da Conferência Nacional, sob a previsão do filme De Volta Para o Futuro II de que se sagrariam campeões. No filme de 1989,os personagens Marty McFly e Dr.Brown viajam a 2015 veem um letreiro parabenizando os Cubs pela conquista. Os Cubs acabaram sendo derrotados na final para o New York Mets por 4 jogos a zero e ficaram mais um ano na fila.

Para 2016, o time se reforçou e fez bonito. Foi o melhor time da temporada regular, com um ataque muito poderoso e quatro arremessadores titulares de muito nível. Com 103 vitórias e 58 vitórias, foi o melhor time da Major League Baseball. A partir desta sexta-feira (07/10), começa a busca para um histórico título. Para isso, precisa vencer a série de divisão com o San Francisco Giants, um time que foi campeão em três oportunidades nos últimos seis anos (2010, 2012 e 2014). San Francisco é um time muito experiente na pós-temporada e pode atrapalhar o sonho dos torcedores de Chicago. Se conseguir o feito, enfrenta o vencedor da série entre Los Angeles Dodgers e Washington Nationals.

Em 2012, o jogo de videogame da MLB simulou em um comercial como seria a reação da cidade de Chicago em caso de vitória do Chicago Cubs. Você pode conferir abaixo.

 

Será que nesse ano vai?

 



Paulistano, 27 anos, deixou a publicidade e o marketing esportivo para ingressar no jornalismo e conseguir cobrir grandes eventos esportivos. Apaixonado por esportes olímpicos e futebol americano, sonha em estar no Rio de janeiro em 2016 para cobrir os Jogos Olímpicos in loco.