Coincidências entre o Flamengo 2016 com o 2009

Mago de Aço comemora o gol do hexacampeonato do Flamengo em 2009 - Reprodução: Jornal Extra

Atenção torcedor rubro-negro, ainda não é hora de jogar a toalha em relação ao Hepta em 2016. E o motivo para acreditar na conquista vem de um exemplo do próprio Flamengo, de 7 anos atrás.

É que faltando seis rodadas para o fim do Brasileirão de 2009 o rubro-negro ocupava apenas a sexta colocação, seis pontos atrás do então lider Palmeiras, o mesmo rival de 2016.

Brasileirão 2009 a seis rodadas do fim - Imagem Reproduzida de ZeroZero.pt
Brasileirão 2009 a seis rodadas do fim – Imagem Reproduzida de ZeroZero.pt

 

Naquela época o Flamengo foi descontando a diferença na pontuação jogo a jogo e chegou a última rodada dependendo de vencer e torcer por um tropeço de rivais.

O final todos conhecemos, Flamengo hexacampeão brasileiro. Mas também sabemos que o caneco veio com certa dose de susto. É que os reservas do Grêmio, sem nada a disputar no torneio, exigiram na rodada 38 muito mais suor ao Fla que outras equipes em partidas anteriores.

O time gaúcho saiu na frente com Roberson aos 21 minutos aproveitando falha da zaga – vale lembrar que uma vitória do Grêmio daria o título ao rival vermelho de Porto Alegre. A desvantagem durou oito minutos, até o zagueiro David empatar.

Coincidentemente, coube ao outro zagueiro daquela formação marcar o gol da virada e do título rubro-negro: Ronaldo Angelin aos 24 do segundo tempo.

A partir da virada as duas equipes se lançaram ao ataque, os reservas do Grêmio queriam mostrar serviço – no final das contas quase 90% do time terminou sem contrato ou negociado – e ameaçaram por pelo menos duas vezes o gol defendido por Bruno, a mais perigosa com Mário Fernandes que com o gol aberto mandou pra fora. Ninguém mais marcou, e o 2×1 garantiu o fim do jejum do Mengão.

Classificação final do Brasileirão 2009. Imagem reproduzida do ZeroZero.pt
Classificação final do Brasileirão 2009. Imagem reproduzida do ZeroZero.pt

E aí torcedor, renovou o ânimo pra comemorar o hepta?



Lucas Mendes é Jornalista, nascido no Rio de Janeiro mas com profundas raízes espalhadas pelo Brasil. Apaixonado por esportes desde pequeno por influência do Maior Camisa 10 de Todos os Tempos que viu jogar - o Tio Juca - Lucas busca fazer através do jornalismo esportivo o que não pode fazer dentro das quatro linhas do esporte. Com passagens por TV Jangadeiro, TV Fortaleza, Rede Record, SBT, Rede Gazeta, Rede Massa, RPC e TV Tarobá acumulou a experiência que agora compartilha no Torcedores.com