Relembre vitórias inesquecíveis do Grêmio contra o Flamengo

Foto: Getty Images

No próximo domingo, Grêmio e Flamengo jogam em Brasília em jogo válido pela 21ª rodada do Brasileirão 2016. Na história dos confrontos, até hoje já aconteceram 63 jogos, com vantagem de vitórias para o time gaúcho: 26. O time carioca venceu 17 e ainda ocorreram 20 empates. O Torcedores.com relembra vitórias inesquecíveis do tricolor de Porto Alegre!

 

LEIA MAIS:

Grêmio x Flamengo: confira os relacionados pelo tricolor gaúcho para a partida

Ano: 1978

O Grêmio realizou uma boa campanha no Campeonato Brasileiro de 78 (foi eliminado pelo Vasco nas quartas). Durante sua trajetória na competição, o tricolor venceu o Flamengo de Júnior, Carpegiani, Adílio e Cláudio Adão no Olímpico pelo placar de 5×2. Iúra, Ladinho, Éder, Vicente e Adriano fizeram os gols do tricolor.

Ano: 1984

Campeão da Libertadores e do Mundo em 1983, o Grêmio encontrou pela frente o Flamengo, na semifinal da Libertadores em 84. O tricolor Gaúcho, que acabou perdendo o título para o Independiente da Argentina na final, goleou o Rubro-Negro carioca por 5×1, uma fase antes da grande decisão. Osvaldo (duas vezes), Caio, Renato Portaluppi e Tarcisio fizeram os gols da goleada gremista.

Ano: 1989

Grêmio e Flamengo se encontraram nas semifinais da Copa do Brasil. O jogo da ida, no Rio de Janeiro, acabou com o placar de 2×2. No jogo da volta, um chocolate tricolor e classificação garantida para grande final da competição. A partida, realizada no Estádio Olímpico, terminou 6×1 para o tricolor, a maior goleada da história do confronto. Cuca (duas vezes), Paulo Egídio (duas vezes), Assis e Almir marcaram os gols da equipe, treinada na época pelo técnico Cláudio Duarte. Renato descontou para os comandos do técnico Telê Santana.

Ano: 1997

Apesar de não se tratar de uma vitória, o confronto entre Grêmio e Flamengo pela final da Copa do Brasil de 97 merece entrar nessa lista. Após um 0x0 na partida de ida, mais de 90.000 flamenguistas lotaram o Maracanã esperando ver o Romário e companhia vencer a partida e se sagrar campeão. Mas não foi bem isso que aconteceu.

O tricolor dos pampas enfrentou todos, empatou a partida por 2×2 e conquistou o tricampeonato da competição. João Antonio e Carlos Miguel, com assistência do atual técnico da equipe, Roger Machado, marcaram os gols do Grêmio. Lúcio e baixinho Romário (de cabeça) marcaram para o Flamengo.

Ano: 2009

No dia 16 de agosto, em partida válida pela 19ª rodada do Brasileirão, o Grêmio venceu o Flamengo por 4×1 no Olímpico com gols de Jonas (duas vezes), Réver e Perea. Everton marcou o gol do Rubro-negro carioca.

Apesar da goleada no primeiro turno, o confronto Grêmio x Flamengo mais lembrado de 2009 é o jogo que aconteceu na última rodada do campeonato. Sem chances de mais nada na competição, o tricolor enviou para o Rio de Janeiro um time repleto de reservas que acabou derrotado por 2×1. Se não perdesse esta partida, o Grêmio poderia ter ajudado o principal rival, o Inter, a ser campeão brasileiro.

Até hoje, em muitas discussões, os torcedores colorados reclamam que o Grêmio teria ‘entregado’ a vitória aos cariocas para prejudicar o Inter…

Ano: 2012

Após uma longa novela de negociações, Ronaldinho Gaúcho preferiu ir para o Flamengo e não para o Grêmio. O reencontro com o “R10” não podia ser de maior felicidade para os gremistas. No dia 30 de outubro, no Estádio Olímpico Monumental, o tricolor gaúcho fez a alegria dos torcedores que lotaram o “velho casarão” e goleou os cariocas pelo placar de 4×1.

Mesmo após sair perdendo, com um gol marcado por Deivid, o Grêmio foi para cima e chegou a goleada com gols de André Lima (duas vezes), Douglas e Miralles. Thiago Neves ainda fez outro gol para os cariocas.

Pelo primeiro turno do Brasileirão deste ano, o Grêmio venceu o Flamengo por 1×0, gol do zagueiro Fred.

Lembrou de alguma vitória inesquecível do tricolor contra os cariocas? Deixe sua lembrança nos comentários!



Estudante do 8º semestre de jornalismo e amante dos esportes, principalmente o bom e velho futebol. Setorista de Atlético-MG e Futebol Feminino.