Qual o segredo dos Estados Unidos?

Foto: Site oficial Rio 2016

País ficou mais uma vez a frente no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos

Desde que a Guerra Fria acabou, naquele fatídico 25 de dezembro de 1991, quando Mikhail Gorbachev renunciou e a União Soviética acabou, os Estados Unidos passaram a dominar por completo os Jogos Olímpicos. Apesar de, em Barcelona-92, o quadro de medalhas foi liderado pela Comunidade de Estados independentes (CEI),  órgão que foi criado após o fim da União Soviética, a partir de Atlanta começou o domínio total dos Estados Unidos, que só foi quebrado em 2008, quando a China ganhou mais medalhas de ouro do que os yankees competindo em casa, qual o segredo dos Estados Unidos.

Muitos simplesmente podem falar que eles investem no esporte. E sim, investem mesmo, mas não é só isso. Eles colocam dinheiro nos “esporte-chaves”. Das 46 medalhas de ouro conquistadas no Rio de Janeiro, mais da metade foram conquistadas nos dois esportes que mais oferecem medalhas: 47 no atletismo e 34 na natação.

É possível derrubar os Estados Unidos?

Sim, mas para que isso aconteça e necessário que o domínio americano no atletismo e, principalmente na natação, sejam derrubados. Isso explica o porque da China ter perdido para o Reino Unido o segundo lugar.. O Badminton, esporte em que os chineses dominaram, acabaram perdendo o domínio, e mesma coisa na ginástica artística feminina, e apenas o tênis de mesa continua sendo a força da China. Aplicamdo-se aos Estados Unidos. Se um dia o Reino Unido ou qualquer outro país desejar ficar em primeiro lugar no quadro de medalhas, deverá investir no atletismo e na natação