Olimpíadas: Veja 6 países qu ganharam medalha de ouro pela primeira vez

Foto: Site oficial Rio 2016

Ganhar uma medalha olímpica é muito bom, e se for de ouro, melhor ainda, porque significa que o atleta foi melhor do que todos os outros. E cinco países sentiram esse gostinho pela primeira vez nesses Jogos Olimpicos do Rio de Janeiro. Confira quais foram.

Vietnã

A medalha de ouro do Vietnã veio com um pouco de decepção para nós brasileiros, já que ela foi ganha em cima do nosso Felipe Wu, mas não dá para negar que foi um momento histórico. O Vietnã, que sofreu por anos de guerra, destruição e caos. conseguiu chegar ao lugar mais aslto do pódio pela primeira vez, e o responsável por esse feito foi o atirador Hoàng Xuân Vinh, na prova de pistola de ar 10 metros, que tamvém ganhou uma prata, na pistola de 50 metros.

Kosovo

Um dos países mais pobres da Europa e ainda parcialmente reconhecido, o Kosovo disputava sua primeira Olimpíada desde a sua independência, em 2008. E foi no judô que veio a primeira medalha, e logo de ouro. A judoca Majlinda Kelmendi, que na categoria até 52 kg, derrotou a italiana Odette Giuffrida por um yuko, fazendo a pequena nação, que também sofreu com a  guerra, a ter uma alegria.

Ilhas Fiji

Assim como o Kosovo, essas pequenas ilhas da Oceania também ganharam a primeira medalha medalha da historia, que também foi de ouro, mas teve um gostinoh melhor. Essa conquista aconteceu no Rugby , o esporte nacional do país. Apesar de ser a versão menor da modalidade, a comemoração não foi menor, e o presidente do país chegou a decretar feriado nacional o dia seguinte a conquista, levando o povo as ruas.

Cingapura

A Cidade-Estado localizada no sudeste da Ásia teve na sua primeira medalha de ouro um gostinho especial. O nadador Joseph Schooling, derrotou, nos 100 metros borboleta, nada mais nada menos do que o seu grande ídolo e o maior nadador da historia, Michael Phelps, com quem tinha tirado uma foto  em 2008, quando ainda era um garoto. Schooling impôs a única derrota de Phelps, que empatou no segundo lufar com o húngaro Lásló Cseh e o sul-africano Chad le Clos

Porto Rico

Porto Rico não é um país independente. Seu território pertence aos Estados Unidos, embora tenha liberdades iguais a de um país. Mesmo sendo ligado a uma das maiores potências olímpicas da historia, jamais tinha ganhado numa medalha de ouro. Mas no RIo de Janeiro, a tenista Mónica Puig. PAriveitando-se as quedas precoces de nomes como Serena Williams, a porto-riquenha surpreendeu e ganhou da alemã Angelique Kerber, número 2 do mundo, fazendo os caribenhos terem o gostinho de ver sua bandeira no lugar mais alto do pódio.

Tajiquistão

Uma das 15 nações que fizeram parte da União Soviética, o Tajiquistão, país localizado na fronteira entre a Europa e a Ásia, comemorou sua primeira medalha de ouro como país independente. A conquista veio no atletismo, mais precisamente no lançamento de martelo, e responsável foi Dilshod Nazarov, que garantiu a conuista no quinto lançamento, quando conseguiu 78.68 metros.