Flamengo x Grêmio: confira o retrospecto deste confronto

Montagem/Torcedores.com

Na manhã deste domingo (21/08), teremos no Estádio Mané Garrincha em Brasília o confronto entre Flamengo x Grêmio, partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. E aqui no Torcedores.com, você poderá conferir o retrospecto deste duelo: quem tem mais vitórias, qual a maior goleada, quem fez mais gols. Confira:

LEIA MAIS:
FLAMENGO X GRÊMIO: 4 JOGADORES QUE PODEM FAZER VALER A LEI DO EX
FLAMENGO X GRÊMIO: SAIBA COMO ASSISTIR AO JOGO AO VIVO NA TV

A primeira partida oficial entre Flamengo e Grêmio ocorreu em 29 de março de 1967, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa (conhecido como Robertão) daquele ano, e o Grêmio foi o vencedor da partida, pelo placar de 2 a 1. No total, as duas equipes se enfrentaram 84 vezes por seis competições diferentes, e o maior vencedor é o Tricolor Gaúcho, que conquistou 31 vitórias, contra 23 vitórias rubro negras e 30 empates. O ataque do time gaúcho marcou 111 gols, enquanto o ataque carioca fez 89.

A maior goleada da história deste confronto ocorreu no dia 19 de agosto de 1989 no Estádio Olímpico, em partida válida pelas semifinal da Copa do Brasil: o Imortal venceu a partida pelo placar de 6 a 1. O Tricolor Gaúcho viria a ser o campeão daquela edição da competição diante do Sport Recife. A maior vitória da equipe rubro negra aconteceu em 1976 pelo Campeonato Brasileiro no Maracanã: com quatro gols de Luisinho e um de Zico, o Mengão goleou os gremistas por 5 a 1.

Nos últimos dez confrontos entre as duas equipes (todos pelo Campeonato Brasileiro), o Grêmio venceu sete vezes, empatou duas partidas e perdeu apenas um jogo, no primeiro turno de 2015. Neste Brasileirão, as duas equipes se enfrentaram no primeiro turno na Arena do Grêmio, e o Tricolor Gaúcho levou a melhor: vitória por 1 a 0, gol do zagueiro Fred.

No momento, o Flamengo ocupa a sexta posição do campeonato com 34 pontos, um a menos do que o Grêmio, que é o terceiro colocado. Porém, a equipe gaúcha tem um jogo a menos no Brasileirão. Nas dez partidas em que o  time rubro negro atuou como mandante, venceu seis, empatou duas e perdeu outras duas. O Grêmio por sua vez jogando como visitante, realizou nove jogos, dos quais venceu duas vezes, empatou quatro e perdeu três.