COI mandará carta para protestar após faixa religiosa usada por Neymar

Foto: Reprodução/Globo

O COI (Comitê Olímpico Internacional) condenou a atitude do atacante Neymar, que durante a cerimônia de entrega das medalhas olímpicas utilizou uma faixa religiosa na cabeça: “100% Jesus”. De acordo com o jornal “Estado de São Paulo”, a entidade vai emitir uma carta de protesto à delegação brasileira.

LEIA MAIS:
Opinião: Brasil deve seguir convocando jogadores acima de 23 anos em Olimpíadas após o ouro? 
Confira a agenda de competições do último dia da Rio 2016 

As regras do COI são semelhantes à da Fifa: proíbe que os atletas realizem manifestação de cunho religioso, comercial e político em seus eventos.

“Faremos uma carta”, disse o diretor-executivo da entidade, Christoph Dubi. Vale destacar que não haverá nenhum tipo de punição.

Em reunião, os dirigentes do COI admitiam que a manifestação religiosa havia sido “um deslize” do jogador e de seus superiores e decidiram não sancionar ninguém até para não tirar o brilho da inédita conquista da medalha de ouro da seleção brasileira.

Neymar já havia usado faixa religiosa após a conquista do Barcelona na Liga dos Campeões (2014/2015). Em vídeo divulgado recentemente, a Fifa censurou a expressão “100% Jesus” na faixa utilizada pelo atleta..

 



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)