Brasil x Itália: seleção brasileira masculina de vôlei encara a quarta final consecutiva

Facebook Oficial da CBV

Depois de um inicio difícil nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, a seleção brasileira masculina de vôlei se recuperou, garantiu presença nas quartas e voltou a jogar como uma potência. E o resultado final desta recuperação veremos hoje (21/08), às 13h15 na final entre Brasil x Itália.

LEIA MAIS:
BRASIL X ITÁLIA: SAIBA COMO ASSISTIR A FINAL DO VÔLEI MASCULINO AO VIVO NA TV
NA INTERNET, TORCIDA EXALTA VITÓRIA DO BRASIL SOBRE A RÚSSIA: “AULA DE VÔLEI”

Apesar de ter caído em grupo que era considerado por muitos como o grupo da morte, ninguém ousaria imaginar que a seleção brasileira masculina de vôlei ficaria de fora dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 na primeira fase. Pois é, isso quase aconteceu: depois de derrotas para os Estados Unidos e Itália, o Brasil chegou na última rodada precisando vencer da França par evitar um vexame. E conseguiu.

Desde então, a postura do time  brasileiro nas quadras mudou, e tem sido um adversário difícil de ser encarado pelos rivais. Se na primeira fase, foram três vitórias e duas derrotas, o Brasil se recuperou e jogou muito bem as partidas posteriores: venceu nas quartas a Argentina por 3 sets a 1, e atropelou os atuais campeões olímpicos na semifinal, os russos, por 3 sets a 0.

O Brasil vem para disputar a quarta final olímpica consecutiva, feito inédito. E depois de ter conquistado duas medalhas de prata nas duas últimas olimpíadas, a seleção brasileira terá a chance de voltar a subir no lugar mais alto do pódio, e justamente contra o adversário que foi derrotado da última vez que conquistou a medalha de ouro: a Itália.

Os italianos são vitoriosos no vôlei masculino, mas nunca conseguiram conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. A última vez em que tiveram uma chance, foi nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, justamente contra o Brasil, e não tiveram sucesso. Nas olimpíadas de Pequim-2008 e Londres-2012, as duas seleções se encontraram nas semifinais, e os italianos novamente sucumbiram diante dos brasileiros. Portanto, a final de logo mais no Maracanãzinho terá um sabor de vingança para a Itália, tentando superar seu principal algoz nos últimos anos.