Sport cobra retratação à Globo por declarações preconceituosas de jornalista

Reprodução/SporTV

O presidente do Sport, João Humberto Martorelli, entrou em contato com a Rede Globo para cobrar uma retratação por palavras do escritor e jornalista gaúcho Eduardo Buena, o “Peninha”. De acordo com o dirigente, o integrante do programa “Extra Ordinários”, do SporTV, deu declarações preconceituosas na edição do último domingo.

LEIA MAIS:
Comentarista detona Sport, chama Luan de autista e causa revolta na torcida 
Náutico rebate comentarista do SporTV e cobra respeito a futebol do Nordeste
Galvão Bueno detona Riascos: “desrespeitou à instituição Cruzeiro” 

“O Sport é patético. Eu não respeito. Eu nem sabia que tinha futebol ao norte da Bahia”, disse Peninha no programa do canal fechado da Globosat. Conhecido por ser polêmico, Peninha já havia se referido ao Nordeste como “aquela b…” em 2014, sendo muito criticado na época.

Confira a nota oficial divulgada pelo site do Sport:

O presidente João Humberto Martorelli entrou em contato com a Rede Globo para cobrar uma retratação frente às declarações de teor preconceituoso feitos pelo apresentador Eduardo Bueno, conhecido por “Peninha”. O discurso do apresentador não apenas denigre a imagem do Sport Club do Recife, mas também a de todo o Nordeste.

É importante ainda frisar que xenofobia é crime segundo a lei nº 7.716, em seu artigo 1º, que diz que “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.

 



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)