Sir Alex Ferguson, a história do maior treinador de futebol do mundo, confira

Crédito da Foto : Reprodução/Facebook Oficial Manchester United
Crédito da Foto : Reprodução/Site Oficial Manchester United
Crédito da Foto : Reprodução/Site Oficial Manchester United

Sir é um título britânico e significa aquele que tem domínio sobre alguém. É dado para pessoas que fizeram história comandando pessoas ,liderando e fazendo uma boa gestão. O único personagem do futebol mundial a ser considerado Sir. Esse é o  título ideal para definir o treinador mais vitorioso da história do futebol. Trata-se de Sir Alex Ferguson.

Leia mais : Opinião: Agora em Manchester, Mourinho ainda será rei no Chelsea? http://torcedores.com/noticias/2016/07/opiniao-agora-em-manchester-mourinho-ainda-sera-rei-no-chelsea

Alex Ferguson foi treinador de futebol por 39 anos anos. Ganhou 49 títulos durante toda sua carreira. Dos 39 anos anos de carreira, 26 anos foram a frente do Manchester United, vencendo assim 29 títulos pela equipe inglesa. Ele treinou outras equipes e conseguiu brilhar no Aberdeen , começou assim provar seu brilhantismo . A Escócia era dominada por dois grandes clubes , o Celtic e Rangers.

Na temporada 1990/1991, ele mostrou seu valor, quando derrotou o Barcelona, atual campeão espanhol na época pela European Cup Winners’ Cup , antiga (Liga Europa).

Alex Fergunsou não teve um inicio triunfante no Manchester United . Foi contratado em 1986 e ficou na fila por longos 6 anos ate ganhar seu primeiro título inglês. Sua primeira conquista da Premier League pelos Red Devils, veio na temporada 1992/1993. Ferguson contou com o Rei de Old Trafford, Eric Cantona havia sido recentemente contratado pelo Leeds United e ajudou o treinador Escocês a vencer sua primeira Premier League.Alex Ferguson foi eleito Treinador do Ano pela League Managers’ Association.

Naquela temporada de  1993/1994 , Alex Ferguson quebrou o recorde de transferência na Premier League ao trazer para Old Trafford o do  Nottingham Forest, o meia Roy Keane. Porém foi novamente Eric Cantona que brilhou e marcou 25 gols , sendo artilheiro de todas as competições na temporada. O Manchester United foi campeão da  FA Cup em cima do tival Chelsea por um placar elástico, por 4 x 0 e venceu novamente o título do campeonato inglês. Conseguindo assim a dobradinha.

Em 1994/1995, foi um ano conturbado. Eric Cantona agrediu um torcedor do Crystal Palace,que mais tarde foi descoberto que era um Hooligan. Mas a grande descoberta de Sir Alex Ferguson nesta temporada, foi subir da base, dois atletas que seriam no futuro, grandes estrelas , Paul Scholes e Gary Neville.

Em 1998/1999 o grande trunfo de Sir Alex Ferguson para os Red Devils. Foi uma temporada brilhante , ele foi capaz de levar aqueles jovens jogadores a uma conquista brilhante. Venceu a final da Uefa Champions League, em cima do todo podereso Barcelona. Quando ele foi entrevistado no final do jogo, ele estava eufórico e disse :

– Sir Alex Fergunson” I can’t believe it. I can’t believe .” ( Eu não posso acreditar, eu não posso acreditar ” ), e parecia que ele estava prevendo o futuro, logo após a conquista, mais de 500 mil torcedores encheram as ruas de Manchester para saldar os novos ídolos, campeões da Uefa Champions League.

Em 2003, o time do Manchester United foi desfalcado, David Beckham foi vendido ao Real Madrid e Verón foi vendido ao Chelsea. O Manchester United então contratou Kleberson que se tornaria uma decepção e um jovem jogador do Sporting, chamado Cristiano Ronaldo. Esse jovem jogador fez história, e ainda faz.

Nas temporadas seguinte Fergunson continuou tendo sucesso na Premier League, e foi em 2009 quando ele voltou ter seu auge. Venceu a Champions League com Cristiano Ronaldo como protagonista , sendo também eleito melhor jogador do mundo naquela ocasião.

Em 08 de Maio de 2013, Ferguson anunciou sua aposentadoria. The Guardian, um dos grandes jornais de circulação na Inglaterra afirmou: “O fim de uma era “.

Sir Alex Ferguson, contribuiu muito ao futebol e principalmente ao Manchester United, seu nome ainda é lembrado pelos torcedores do Teatro dos Sonhos. Hoje ele trabalha nas dependências do clube como embaixador e diretor do clube, na parte administrativa. Ele tem em frente ao Old Trafford uma estátua e é lembrado como melhor treinador da história de todos os tempos.