Opinião: Livro “Mourinho Rockstar” explica algumas das faces do treinador

Crédito da foto: Reprodução/ Facebook oficial Editora Grande Área

José Mourinho conquistou vários títulos por onde passou. No livro Mourinho Rockstar, de Luis Aguilar, o autor conta as diversas faces do técnico mais polêmico do mundo. Muitas histórias são contadas sobre a vida de treinador.

LEIA MAIS:
Como a torcida do Chelsea reagiu a Mourinho no United

Em 2004, quando o treinador português ainda treinava o Porto, ele foi campeão da Uefa Champions League. Porém, na oitavas de final, Mourinho enfrentou o poderoso Manchester United, treinado por Sir Alex Fergunson. No primeiro jogo, o Porto havia vencido por 2 a 1. Mourinho e seus comandados foram ao Old Trafford, para a partida da volta. A equipe portuguesa perdia o jogo até os 48 do segundo tempo, quando Costinha empatou. Mourinho foi à loucura e foi comemorar com seus jogadores até a bandeirinha de escanteio, chocando o futebol mundial e até mesmo o seu adversário. Fergunson não gostou da atitude daquele jovem treinador, mas logo tornaram-se amigos.

Outra história contada no livro é que ao ser apresentado como novo treinador do Chelsea, recém-campeão europeu pelo Porto, Mourinho disse aos jornalistas que era o Special One. E definitivamente era.

Ele conquistou o carinho dos torcedores do Chelsea e por lá fez grandes amigos dentro e fora do campo. Roman Abramovich, depois da primeira passagem, trouxe-o novamente para treinar o clube. Nenhum dos outros técnicos repetiram o sucesso do português, com ressalva de Roberto Di Mateo, que venceu a única Champions League da história da equipe.

José Mourinho se mostra fechado para repórteres e a mídia esportiva. No livro, é destacado que essa é sua estratégia de fechar o grupo e chamar todos os problemas para si, cercando seus jogadores com um poderoso escudo contra críticas. É o que relata o jornalista Paulo Vinicius Coelho, no prefácio, por meio de uma entrevista que fez em Belo Horizonte com o português.

Ibrahimovic, novo jogador do Manchester United, que será treinado por Mourinho, deu o que falar do técnico. Em sua biografia “I’m Zlatan, tem a frase: “É daquele tipo que diz tudo o que quer. Gosto dele. É o líder do seu exército, mas também me preocupa (…) Tornou-se homem por quem basicamente, eu estaria disposto a morrer.”