Deu zebra! Saiba porque 2004 é considerado o ano da zebra no futebol

Foto: Reprodução/ Youtube

2016 deu algumas zebras em alguns campeonatos, como: Leicester (campeão inglês), Portugal (campeão da Eurocopa), País de Gales (semifinal da Eurocopa), Islândia (eliminando a Inglaterra), Peru (eliminando o Brasil), Independiente Del Valle (pode chegar à final da Libertadores); todavia não passa nem perto de ser como em 2004, ano que tem o título de ser o “ANO DA ZEBRA DO FUTEBOL”.

COM PASSAGEM CURTA PELA EUROPA, CONHEÇA EZEQUIEL, NOVO REFORÇO DO CRUZEIRO

EM ENCONTRO DE CRONISTAS, SENADOR FAZ PROTESTO CONTRA CBF POR FAIXA ESTENDIDA EM JOGO

SANTO ANDRÉ, COPA DO BRASIL

O Flamengo não tinha o time dos sonhos, mas era totalmente favorito para conquistar a Copa Nacional. O Santo André estava na segunda divisão do Campeonato Brasileiro, sendo que nem subiu para a Primeirona no ano seguinte. No jogo de ida da final, conseguiu empatar por 2 a 2 com o time carioca, na partida de volta, fora de casa, venceu o Rubro-negro por 2 a 0 com os dois gols no segundo tempo, se sagrando campeão da Copa do Brasil e sendo uma das maiores zebras do “ano da zebra”.

 

PORTO, LIGA DOS CAMPEÕES 

Na Liga dos Campeões não tinha como não dar zebra, as duas equipes finalistas do torneio era o Porto e o Mônaco. O Porto já até tinha uma taça da Champions na bagagem, mas mesmo assim estava longe de ser a principal equipe da competição. Eliminando equipes fortes como o Manchester Utd, o Lyon, também superou pequenas equipes rumo ao título, como o La Coruna. Sob o comando de Mourinho, a equipe fez 3 a 0 na final e rolou gol até de Carlos Alberto; os outros dois foram marcados por Deco e Alenichev.

 

GRÉCIA, EUROCOPA

Na fase se grupos da competição, a Grécia já batera Portugal. Na final, mais uma vitória grega, sendo uma das maiores zebras do futebol mundial. Para chegar ao título, a seleção grega superou grandes adversários como a França, de Zidane, Trezeguet, Henry; a República Checa, até então invicta na Euro; e na final a seleção portuguesa, que tinha na ponta direita o pouco conhecido, Cristiano Ronaldo.

 

ONCE CALDAS, LIBERTADORES

A equipe colombiana ganhou na final do poderosíssimo Boca Juniors, segurando o clube argentino dentro do La Bombonera com mais de 57 mil torcedores. Em casa, novamente empatou e nas penalidades viu os argentinos perderem todas as cobranças, conquistando o título continental. Para chegar na final superou equipes como o Santos (campeão brasileiro em 2004) de Robinho, Diego e Elano, e o São Paulo de Rogério Ceni, Lugano, Luis Fabiano e Grafite.

 

SÃO CAETANO, CAMPEONATO PAULISTA

Se o Once Caldas eliminou o Santos e São Paulo na Libertadores, no Campeonato Paulista as duas equipes também não tiveram chances alguma e foram eliminadas pelo clube do ABC, isso porque o São Caetano conquistou de forma aguerrida a competição. Na final enfrentou o Paulista de Jundiaí e nas duas partidas disputadas no Pacaembu, ganhou a primeira por 3 a 1 e na segunda, diante cerca de 25 mil torcedores, venceu por 2 a 0 e conquistou o título. O técnico do clube era o Muricy Ramalho.

 

VALENCIA, CAMPEONATO ESPANHOL E COPA UEFA

Em 2004 os gigantes Barcelona, e Real Madrid (conhecido como os Galáticos), foram superados pelo clube de Mestella que surpreendeu a todos e com Ricardo Oliveira, Mista, Canizares e cia, se sagrou campeão do Campeonato Espanhol. Na Uefa Europa League o time não fez diferente, mesmo com equipes potentes do futebol europeu disputando o torneio, o Valencia ficou acima de todos e novamente foi campeão, vencendo o Marseille na final por 2 a 0, contribuindo mais para o ano da zebra.

 

WERDER BREMEN, CAMPEONATO ALEMÃO E COPA DA ALEMANHA

Com o brasileiro Aírton comandando o ataque e sendo artilheiro do Campeonato Alemão, o Werder Bremen superou o Bayern, segundo colocado, levando o seu quarto e último título da competição até então. Na Copa da Alemanha o Werder não eliminou grandes equipes, mas se sagrou campeão ao vencer o time que eliminou o Bayern do torneio, vencendo o Alemannia Aachen por 3  a 2. Qualquer resultado daria zebra !

 

ZARAGOZA, COPA DO REI

O momento não era bom para Real Madrid e Barcelona. Mesmo com os galáticos (Zidane, Beckham, Figo, Raúl, Roberto Carlos) e sendo o elenco mais caro do mundo, o clube merengue não foi capaz de conseguir nada e ainda amargurou uma derrota na Copa do Rei pro Zaragoza. Um dos marcadores na partida foi o brasileiro Sávio, que tinha tido passagem pelo Real.

 

MIDDLESBROUGH, COPA DA LIGA INGLESA

Se você conhece o Juninho Paulista, com certeza deve conhecer o Middlesbrough da Inglaterra, isso porque o brasileiro foi um dos responsáveis por conquistar o título da Copa da Inglaterra na edição de 2004. A equipe que ainda contava com o brasileiro Doriva foi campeão ao bater o Bolton na final por 2 a 1. Mais um ponto para o “ano da zebra” do futebol mundial.

CRÉDITO DOS VÍDEOS: REPRODUÇÃO/YOUTUBE