Saiba mais sobre o Gama, adversário do Santos na Copa do Brasil

Reprodução/Facebook

Nesta quarta-feira (20) teremos a terceira fase da Copa do Brasil e um dos confrontos é Gama x Santos. Dois times com tradição no futebol brasileiro: um é candidato ao título do Brasileirão e outro não atua por competições oficiais há um mês.  Este segundo é o Gama, time que busca retornar ao cenário nacional. Saiba mais sobre o adversário do Peixe na Copa do Brasil, torcedor:

LEIA MAIS: 

COPA DO BRASIL: DEFINIDOS OS MANDOS DE CAMPO DA TERCEIRA FASE

Time de maior torcida do DF, o Gama tem como maior título a Série B de 1998. Com a conquista, subiu para a primeira divisão e lá ficou por quatro anos (1999 a 2002), voltando à segundona em 2003. Além disso, o clube tem 11 campeonatos estaduais, sendo o último deles em 2015. Outro grande feito foi passar pelo Vasco de Romário na segunda fase da Copa do Brasil de 2007.

Dentre os jogadores que já vestiram a camisa alviverde, estão:

Emerson, zagueiro com boas passagens por Botafogo e Coritiba. Já vestiu a amarelinha com Mano Menezes;

Ferrugem, meia com rodagem em clubes da Série A que hoje está no Figueirense;

Paulo Nunes, um dos maiores atacantes dos anos 90;

Gama x Santos
Divulgação/SE Gama

Ralf, volante e ídolo do Corinthians, já passou pela seleção brasileira;

Ronaldo Giovaneli, goleiro que também é ídolo do Corinthians.

TEMPORADA ATUAL

Vice-campeão da Copa Verde deste ano, o Gama também bateu na trave no campeonato brasiliense, ficando nas semifinais e sendo derrotado para o Luziânia. Com isso, o time perdeu a chance de disputar a Série D, competição que tinha grandes esperanças de participar.

Sem espaço na quarta divisão do Brasileirão, só restou a Copa do Brasil para a equipe. Nas fases anteriores, derrotou os potiguares América e ABC-RN, tendo agora a oportunidade de enfrentar o Santos. O último jogo foi no dia 15 de junho contra o próprio ABC. Entretanto, isso não quer dizer que o time está parado desde então: o Periquito vem fazendo uma sequência de jogos-treinos pensando no alvinegro praiano.

PREPARAÇÃO

Desde o dia 15 de junho, o Gama manteve os fortes treinos físicos e táticos. Além disso, realizou três jogos-treinos:

Gama 2×0 Planaltina-DF – 02/07

Gama 8×0 CFZ-DF – 07/07

Gama 2×2 Dom Pedro – 14/07

ELENCO

O Verdão perdeu jogadores que foram importantes para as campanhas do Candangão e da Copa Verde. O volante Judvan Lucas (para o Dorados de Sinaloa-MEX), o meia Fábio Gama (para o ABC-RN) e o atacante e artilheiro Rafael Grampola (para o Bragantino-SP) são baixas no elenco do Periquito.

Em contrapartida, algumas peças chegaram para repor o plantel: o zagueiro Cris (Sertãozinho-SP), o lateral-direito Marcos Baiano (Rio Branco-SC), o lateral-esquerdo Felipe Assis (Brasiliense-DF), o volante Felipe Barreiros (Brasiliense-DF) e os meias Gordo (Santa Maria-DF) e Jeferson Paulista (Rio Branco-SP) chegaram e já participaram dos jogos de preparação para o duelo contra o Santos.

TÁTICA

De fato, a forma de jogar do Gama é uma incógnita depois das mudanças no elenco. O time que chegou à final da Copa Verde tinha como principais armas a velocidade e habilidade de Fábio Gama e o faro de gol de Grampola. Porém, os dois já não fazem mais parte do alviverde. O técnico Reinaldo Gueldini ainda conta com o goleiro Maringá, o zagueiro Pedrão e atacante Raone, jogadores já habituados à equipe.

Gama x Santos fazem o jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil nesta quarta-feira (20), às 21h45, no estádio Bezerrão, no Gama-DF.