Rio 2016: Saiba mais sobre o futebol nas Olimpíadas

Foto: Divulgação/ Site: Olympic

O futebol é o esporte mais tradicional do mundo. O esporte bretão tem fans em todo o planeta bola e não poderia deixar de estar dentro do evento esportivo mais tradicional do mundo, as Olimpíadas. Desde 1908 como esporte oficial dos Jogos Olímpicos, o futebol é um dos que mais atrai público para o evento.

LEIA OUTROS TEXTOS SOBRE OLIMPÍADAS

A UM MÊS DOS JOGOS, SAIBA COMO ESTÁ A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL

VEJA MOMENTOS INESQUECÍVEIS DAS OLIMPÍADAS QUE A GLOBO TRANSMITIU

VEJA NARRAÇÕES INESQUECÍVEIS DE GALVÃO BUENO NAS OLIMPÍADAS

VOCÊ SABE QUAL O SIGNIFICADO DOS ANÉIS OLÍMPICOS?

SAIBA COMO FUNCIONA A PONTUAÇÃO DO JUDÔ

O esporte entrou nas Olimpíadas em 1900, porém tanto nesta edição, quanto na que sucedeu, fora usado apenas para demonstração, entretanto não tinham mais jeito, sabendo que o futebol conquistaria o mundo, em 1908 decidiram que seria oficializado como esporte dentro das Olimpíadas, sendo hoje um dos mais assistidos e acompanhados do evento, levando a maioria dos telespectadores para assisti-lo. Em 1948 o torneio passou a ter o aval da FIFA sendo definitivamente oficial.

A primeira edição aconteceu nas Olimpíadas de Paris, com a Grã-Bretanha conquistando o ouro ao vencer a seleção que sediou os jogos e a Bélgica, sendo que continha somente essas três seleções que contava com clubes para representa-los. Na primeira edição oficial, sediada em Londres, a Grã-Bretanha voltou a conquistar o ouro ao vencer a Dinamarca na final, feito que repetiria na edição seguinte, em Estocolmo. A única edição que o futebol ficou fora dos Jogos Olímpicos foi em 1932, com exceção das edições em que os jogos foram cancelados. Em 1916 devido a Primeira Guerra Mundial e em 1944-48 devido a Segunda Grande Guerra.

Por incrível que pareça a seleção com mais medalhas olímpicas no futebol é a Hungria, que possui 3 medalhas de ouro, 1 de prata e 1 de bronze; a Grã-Bretanha possui também 3 medalhas de ouro, mas não outras; e a União Soviética possui 2 de ouro, 3 de prata e 1 de bronze, totalizando 5 medalhas. O Brasil, que sediará as Olimpíadas deste ano nunca conquistou o ouro, sendo que possui 2 medalhas de prata e 3 de bronze.

Enquanto o futebol masculino marca presença desde o início do século XX, as meninas só ganharam espaço no final do século, em 1996 na Olimpíada de Atlanta. O Brasil até conta com a artilheira, Cristiane, que possui 12 gols na competição, mas quem domina é o Estados Unidos que desde 1996 só não conquistou o ouro em 2000, ao perder a final para a Noruega.

Este ano os jogos serão disputado em outros estados e não se limitarão a ficar apenas no Rio de Janeiro. São Paulo, Manaus, Salvador, Brasília e Belo Horizonte também receberão os jogos sendo que a finalíssima será no Maracanã, tanto no futebol masculino quanto no futebol feminino.