Rio 2016: França especula atentado terrorista nos Jogos; segurança é reforçada

Rio 2016
Crédito da foto: Reprodução / Facebook oficial da Rio 2016

Nesta quarta-feira (13), a França notificou por meio de um relatório oficial da agência de inteligência do governo, que o Estado Islâmico estaria planejando cometer atentados terroristas durante as Olímpiadas do Rio 2016.

O site francês “Libération”noticiou que o possível plano estaria sendo liderado por um brasileiro membro do grupo radical islâmico, e teria como principal alvo a delegação francesa  – que vem ao Brasil em agosto para a competição.

Segundo o site, a hipótese em questão foi levantada pelo chefe da Direção de Inteligência Militar da França, Christophe Gomart, durante uma audiência de inquérito parlamentar responsável por investigar os ataques sofridos pela França em 2015. Na ocasião, o General afirmou ter recebido as informações sobre o plano de uma “agência parceira de combate ao terrorismo”, mas não forneceu maiores detalhes.

SEGURANÇA REFORÇADA

O investimento na área de segurança para os Jogos Olímpicos Rio 2016 já ultrapassa R$ 650 milhões. Uma reunião que aconteceu nesta terça-feira (12), em Brasília, determinou a complementação do orçamento para o setor com uma verba extra de R$ 78 milhões.

Os planos de segurança devem começar a operar até o dia 24 de julho, e contam com 88 mil pessoas ao todo – incluindo militares, defesa civil, ordenamento urbano e forças de segurança pública. O dinheiro será destinado ao policiamento de áreas próximas às arenas olímpicas e de pontos turísticos do litoral do Rio de Janeiro.

Além do centro policial colaborativo, que contará com agentes de mais de 50 países, a publicação do jornalista francês  Pierre Alonso registra ainda que o Brasil planeja a criação de um Centro Antiterrorista, que terá a participação de especialistas de segurança norte-americanos, espanhóis, britânicos e franceses.

O monitoramento das arenas será feito pela Força Nacional de Segurança Pública, que assumiu  a responsabilidade de policiar o interior e o entorno das instalações, em uma cerimônia realizada no Parque Olímpico da Barra no último dia 5.