Palmeiras x Santos: veja quem é freguês no confronto

Arte: Rodrigo Nascimento / Torcedores.com

Conhecido como Clássico da Saudade, o confronto Palmeiras x Santos é atração do Allianz Parque nesta terça (12), às 20h30 (horário de Brasília), pela 14ª rodada do Brasileirão.

LEIA MAIS:
5 jogadores do Palmeiras que podem ser decisivos contra o Santos
Relembre jogos inesquecíveis entre Santos e Palmeiras

O clássico Palmeiras x Santos pelo Campeonato Brasileiro completa 100 anos em 2016. O auge foi na década de 60, quando Ademir da Guia jogava pelo alviverde e Pelé vestia a camisa 10 do alvinegro praiano.

O retrospecto é favorável ao Palmeiras quando o assunto é o histórico geral do confronto: 132 vitórias, 82 empates e 100 derrotas em 314 jogos. A vantagem do Santos acontece em jogos do Campeonato Brasileiro – 24 vitórias, 23 empates e 18 derrotas em 65 partidas.

O atual líder do Brasileirão aplicou a maior goleada da história entre Palmeiras x Santos. Em setembro de 1997, Oséas e Viola brilharam ao marcarem dois gols cada e o meio-campista Alex fechou o placar no Estádio Palestra Itália. O técnico do Santos era Vanderlei Luxemburgo. O time de Luiz Felipe Scolari chegou até a final, mas perdeu para o título para o Vasco de Edmundo.

Palmeiras (1º) está com 28 pontos em 13 jogos, seguido por Corinthians, Grêmio e Atlético-PR. Já o Santos (7º) tem 22 e precisa de uma vitória no clássico desta noite para herdar a vaga no rubro-negro paranaense e terminar a rodada no G4, a zona de classificação para a Libertadores de 2017.

Palmeiras x Santos – prováveis escalações:
PALMEIRAS – Fernando Prass, Jean, Mina, Vitor Hugo e Zé Roberto; Moisés (Matheus Sales), Arouca (Tchê Tchê) e Cleiton Xavier; Dudu, Erik e Lucas Barrios. Técnico: Cuca
SANTOS – Vanderlei; Victor Ferraz, Luis Felipe, Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia, Renato, Vitor Bueno e Lucas Lima; Gabriel e Rodrigão. Técnico: Dorival Jr

(Arte: Rodrigo Nascimento / Torcedores.com)