Opinião: Palmeiras precisa de reforços em algumas posições

Notícias do Palmeiras
Divulgação/Palmeiras

Contratação? Sim! É preciso reforçar o plantel se algumas situações se confirmarem, e seguir firme na briga pelo título brasileiro.

 

LEIA MAIS: EM REDE SOCIAL, AUXILIAR DE CUCA COMENTA SOBRE POSSÍVEIS CONTRATAÇÕES DO PALMEIRAS

 

Falar que o Palmeiras precisa contratar é motivo de piada em qualquer debate entre amigos, não apenas pelo bom desempenho do clube no Campeonato Brasileiro, mas também pelo alto número de contratações na segunda gestão de Paulo Nobre.

O Brasileirão é longo, e saídas podem surgir, contusões, suspensões pelo terceiro cartão… são inúmeras situações que podem comprometer o desempenho de uma equipe que almeja o título.

Ao analisarmos o elenco numeroso e qualificado que o Alviverde tem, muitos dirão que ainda assim não é necessário. Porém, se levarmos em conta o desempenho do time quando não tem peças importantes – no jogo contra o Santos – vemos que o time oscila seu desempenho.

 

Goleiros

Fernando Prass tem se destacado muito nos últimos campeonatos pela equipe. Convocado para a Olimpíada, será coroado com a oportunidade de buscar esse ouro inédito. Seus reservas mais próximos são Vagner e Jailson. O primeiro veio de boas atuações pelo Avaí e ainda não estreou pela equipe. Jailson, que está a mais tempo, não coleciona muitas atuações. Boa oportunidade para os reservas mostrarem trabalho nesse tempo em que o Prass estiver fora.

 

Zagueiros

Setor de equilíbrio palmeirense. Com bom retrospecto dentro de casa, a zona de campo defensiva foi reforçada recentemente com a chegada do colombiano Yerry Mina, apesar de ter se contundido na partida contra o Santos, e ficar fora de combate por algumas semanas. A zaga titular conta com Vitor Hugo e Edu Dracena, e quando é necessário, Thiago Martins entra bem. Por ora, a zaga está bem servida.

 

Laterais

A lateral esquerda está bem servida. A direita, nem tanto. Egídio e Zé Roberto têm revezado na lateral, e atuam bem quando entram. No outro lado, João Pedro ainda não é unanimidade nem para a torcida, nem para a comissão técnica. Lateral jovem, tem bom apoio ofensivo, mas ainda precisa arrumar seus aspectos defensivos. Fabiano, por sua vez, quando entrou frustrou a torcida, principalmente na partida contra o Cruzeiro, que o Palmeiras perdeu fora de casa. Envolvido na troca com o clube mineiro, que recebeu Lucas e o enviou ao Verdão, não tem agradado a torcida e tem mostrado dificuldades para marcar. Jean é a melhor opção e tem jogado. Porém, quando necessária sua ida para o meio (no caso da ausência de volantes), a lateral fica comprometida. Um reforço para compor elenco seria interessante.

 

Volantes

Junto ao ataque é o melhor setor do Palmeiras. Com muitas opções, é o ponto de equilíbrio tático da equipe. Conta com Arouca, Gabriel, Jean, Tchê Tchê, Thiago Santos e Matheus Salles. Além de numeroso, tem boa qualidade.

 

Meio-campo

Partindo do princípio que Allione deveria ser emprestado, já que não tem espaço, Vitinho que ainda é garoto e deve entrar aos poucos para adquirir experiência, e que Fabrício não foi um bom negócio do Palmeiras, restam Moisés (atualmente machucado), Cleiton Xavier (sofre constantemente com lesões). Dudu quando é improvisado no setor não rende bem, pois conduz muito a bola, e não tem como característica principal a armação. A chegada de um jogador por empréstimo até o fim do ano seria interessante. Um atleta de um clube menor para compor elenco poderia ser estudado.

 

Atacantes

Alecsandro já está suspenso por doping e Luan não é uma boa reposição técnica. Gabriel Jesus estará na Olimpíada, e há grandes possibilidades de uma saída de Lucas Barrios se concretizar. O centroavante não está contente e já recebeu sondagens de outros clubes.

O ataque nessas próximas rodadas provavelmente será composto por Dudu, Roger Guedes e Erik. Restam Leandro Pereira e Rafael Marques, que estarão de suplentes, pois Cuca não pensa em mudar muito o jeito que o Palmeiras vem jogando. O clube poderia colocar o atacante sub-20 Kaue entre os relacionados para compor elenco e ganhar experiência enquanto Gabriel disputa o ouro olímpico.

 

As reposições são pontuais e interessantes para manter o nível técnico/tático ao decorrer do campeonato.

 

 



Estudante de jornalismo. Apaixonado por esportes e pela vida.