Internacional x Palmeiras: confira o retrospecto do confronto

Montagem/Torcedores.com

Neste domingo (17/07) teremos o confronto entre Internacional x Palmeiras, válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. E aqui no Torcedores.com, você poderá ver o retrospecto desde o primeiro Brasileirão, em 1971. Confira quem mais venceu, qual a maior goleada, quem é o freguês na história deste duelo.

LEIA MAIS:
TORCIDA DO INTER TEM MÚSICA QUE HOMENAGEIA FALCÃO E O TIME DE 79; OUÇA
VEJA COMO O PALMEIRAS PODE QUEBRAR TABU E SURPREENDER O INTERNACIONAL

O primeiro Internacional x Palmeiras válido por uma competição oficial foi realizado em 12 de abril de 1967 pelo Torneio Roberto Gomes Pedroza, no estádio Olímpico. A partida terminou empatada em 2 a 2. No total, ambas as equipes se enfrentaram 71 vezes ao longo da história (contando apenas jogos oficiais), com 33 vitórias coloradas, 18 vitórias alviverdes e 20 empates.

A maior goleada da história do confronto aconteceu em 28 de março de 1981: no Beira-Rio, o Internacional goleou o Palmeiras por 6 a 0 pelo Campeonato Brasileiro. Já a maior vitória do Verdão neste confronto foi no Brasileirão de 2004, por 3 a 1 no Palestra Itália. Ao longo da história do confronto, foram 103 gols colorados e 68 gols da equipe paulista.

Se tratando apenas de jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro, foram 60 jogos desde 1971, com 28 vitórias do Internacional, 16 vitórias do Palmeiras e 16 empates. O ataque colorado fez 85 gols e o ataque palmeirense fez 58. As maiores goleadas do confronto pelo Brasileirão seguem sendo as que foram mencionadas acima.

Alguns confrontos entre as duas equipes foram decisivos: pelo Brasileirão, os dois times se enfrentaram nas semifinais de 1972, 1978 e 1979, além de disputarem a fase final do campeonato de 1973. O Verdão se deu bem em três oportunidades, perdendo para a equipe Colorada apenas em 1979. Houve também um confronto válido pelas semifinais da Copa do Brasil de 1992, onde a equipe gaúcha levou a melhor e acabou se sagrando campeão daquela edição da competição.

No momento, o Internacional tem um tabu a seu favor: está a oito jogos sem perder para o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro. A última vitória palmeirense sobre a equipe colorada aconteceu em 29 de setembro de 2010 na Arena Barueri, por 2 a 0. Em jogos em que o Inter atuou como mandante, o tabu é maior ainda: a última vitória alviverde ocorreu em 06 de dezembro de 1997, 1 a 0 no Beira-Rio, em partida válida pela segunda fase do Brasileirão daquele ano.

Porém, os tabus mencionados acima são válidos apenas pelo Campeonato Brasileiro. Ano passado pela fase de Quartas de Final da Copa do Brasil, o Palmeiras venceu o Internacional por 3 a 2 no Allianz Parque e eliminou o time gaúcho. No Brasileirão 2016, o Verdão é o líder com 29 pontos, enquanto o Colorado ocupa a nona posição com 20 pontos.