Hóquei sobre a grama: saiba tudo sobre o esporte que estará na Rio-2016

Foto: J. P. Engelbrecht / Divulgação/Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama

O hóquei mais conhecido popularmente é o disputado no gelo. No entanto a modalidade também é disputada na grama onde é um esporte centenário se tratando de Jogos Olímpicos, já que entrou na competição em 1908. O hóquei sobre a grama é disputado tanto por mulheres quanto por homens.

LEIA MAIS
RIO 2016: UNIFORMES DE COMPETIÇÃO DO BRASIL SÃO APRESENTADOS PARA OS JOGOS; CONFIRA
RIO 2016 COLOCA À VENDA NOVO LOTE DE INGRESSOS PARA AS COMPETIÇÕES NO PARQUE OLÍMPICO

– História da modalidade

O hóquei na grama tem origem inglesa, onde foi criado no fim do século 19. O esporte ficou popular nas colônias britânicas no século 20 e foi proibido, por interferir nos treinamentos dos arqueiros, pelas defesas nacionais. No entanto, mesmo assim o hóquei na grama ou no campo, como também é conhecido, foi muito praticado pelos países.

A Índia e o Paquistão já foram potências no hóquei sobre a grama até os anos 70. No entanto hoje o esporte se globalizou e países dos cinco continentes possuem grandes equipes tal qual a Holanda (atual campeã mundial e olímpica no feminino), Austrália (campeã mundial no masculino), Alemanha (atual campeã olímpica masculina), Argentina e China.

– Copa do Mundo de Hóquei na grama

Desde que foi criada, a modalidade foi ganhando força e em 1971 foi criada a Copa do Mundo de Hóquei sobre a grama tanto para os homens quanto para as mulheres. O torneio é disputado a cada quatro anos e o Paquistão é o país que mais ganhou mundiais, quatro no total. Austrália e Holanda possuem três cada um e a Alemanha possui dois. hoquei

– Regras

  • Os jogos: possuem 4 tempos de 15 minutos. Entram em quadra dois times cada um com onze jogadores e tentam marcar o maior número de gols. Os gols são anotados quando a bola passa toda a linha do gol adversário, sendo que eles são validados apenas quando rebatidos com o lado plano do stick (o taco).
  • O taco: geralmente são feitos de madeira ou fibra de carbono. São longos e também conhecidos como sticks. Eles podem 7,374 quilogramas-força, dependendo do comprimento, o material no qual são feitos e também a curvatura de preferência dos atletas.
  • O campo: mede 91,40 metros de comprimento e 55 metros de largura. Possui uma linha central que divide os campos e possui outras que estão a cada 23 metros de cada gol.
  • Regras em campo: uma coisa que possui em outros esportes, mas não pode no hóquei sobre a grama, é a obstrução com o corpo, ou seja, proteger a bola com seu corpo. Essa medida só pode ser tomada com a bola em movimento, jamais com ela parada. Usar qualquer parte do corpo para movimentar a bola (apenas os goleiros podem usar as mãos ou pernas), usar o taco de maneira anti-desportiva e lançar a bola perigosamente na direção do adversário também não podem.
  • Penalidades: quando uma falta é marcada, normalmente a equipe tem direito a uma tiro-livre aonde foi criada a infração. Se a falta acontecer dentro a área de chute ou for uma infração intencional atrás das linhas de 23 metros é anotado pênalti-corner (é batido da linha de fundo com uma distância de 10 metros do gol. Faltas intencionais dentro da área de chute é marcado pênalti. Nesse caso o lance é cobrado com uma distância de 6,4 metros do gol. Para punir, são três os tipos de cartões usados pelos árbitros dependendo da gravidade do ocorrido: o verde é para punir o jogador que agir de forma anti-desportiva. O próximo nível de cartão é o amarelo, onde o jogador fica um período fora do jogo, tempo que é determinado pelo árbitro. O vermelho exclui o atleta pelo resto da partida.

 



Jornalista. Como todo torcedor também gosto de dar meus pitacos. Fã da seleção italiana, do Milan e do Arsenal.