Futebol Paulista e o seu bom momento

O empate de 1 a 1 entre Palmeiras e Santos no Allianz Parque manteve o alviverde na liderança do Brasileirão e colocou o alvinegro praiano no G4, mostrando o excelente momento que o futebol paulista passa.

Na Série A do Brasileiro, o G4 tem no momento três times paulistas: o Palmeiras, que lidera com um ponto de vantagem para o seu maior rival, o Corinthians, e o Santos, que no momento está na quarta colocação. A exceção é o Grêmio, que está em terceiro lugar. Os outros dois times paulistas, Ponte Preta e São Paulo, estão na metade de cima da tabela, em sétimo e oitavo, respectivamente

O bom momento do futebol paulista também se estende as divisões inferiores. Na Série C, os três primeiros clubes do Grupo B são paulistas: Guarani de Campinas, Mogi Mirim e Botafogo de Ribeirão Preto. Já na Série D, dos quatro paulistas, três lideram seus grupos: São bento de Sorocaba, Ituano e Linense.

Porém nem tudo são flores. Na Série B os dois paulistas não estão bem. O Bragantino está na zona de rebaixamento e o  Oeste de Itápolis próximo dela. Na terceira divisão o tradicional clube da Portuguesa não consegue vingar e está perto da degola, onde está o Guaratinguetá. Contudo o rebaixamento do time da cidade do Vale do Paraíba já era esperado vide a situação do clube que caiu para a quarta divisão paulista. Na Série D o Audax, que fez a final do Paulistão, teve o time desmontado pelos grandes, além de ter emprestado jogadores para o Oeste.

Porque isso ocorre?

Apesar do desenvolvimento de outros estados, São Paulo ainda tem de longe o maior PIB do país, e isso reflete no futebol. Jovens jogadores desejam vir para São Paulo, nem que seja num time pequeno, para mostrar suas habilidades e aparecer para os grandes. São os clubes paulistas que os europeus procuram quando querem levar atletas. Contudo também não pode esquecer o trabalho dos dirigentes desses times e não esquecendo que muitos times paulistas passam pela mesma dificuldade dos times de outros estados.