Futebol Feminino: França fará amistoso contra América-MG

Campeãs da Copa BH com o troféu Nina Abreu. / Foto: Site Oficial do América-MG

Está marcado para o dia 29 de Julho um amistoso entre a Seleção da França e o América-MG. A própria federação francesa e o COI, Comitê Olímpico Internacional, convidaram o time de Minas para o confronto, que acontecerá no Sesc Venda Nova.

LEIA MAIS

Futebol Feminino: saiba quando serão os jogos da Seleção nas Olimpíadas

Parece improvável, mas é verdade. O time mineiro se profissionalizou – e ainda é o único do estado – não tem tanto tempo assim, mas já tem grandes feitos na bagagem. No último domingo, 10, as meninas levantaram o Troféu Jonalista Nina Abreu, dado as ganhadoras da Copa BH. Importante dizer, também, foram invictas. 14 vitórias nos 14 jogos disputados. Neste mesmo campeonato, o maior placar da história do futebol feminino aconteceu: a vitória de 34 a 0 sobre Santa Maria, com sete gols da atacante Kamila Souza.

O começo meteórico foi, com certeza, o que chamou a atenção do COI. A Seleção Francesa ocupa o terceiro lugar atualmente, atrás só de Estados Unidos e Alemanha. O amistoso será realizado como preparação para as Olimpíadas do Rio. As Francesas estão no mesmo grupo das americanas, e também são fortes candidatas a passarem de fase.

O campeonato francês é o que mais vem investindo na categoria nos últimos anos. Grandes times, como Lyon e Paris Saint-Germain já se firmaram também no futebol feminino. O torneio chama atenção pelas melhores condições oferecidas às atletas, incluindo um melhor salário. É lá, no PSG, que a brasileira Cristiane, nosso nome forte para o ataque, e a zagueira Erika jogam.

O que um time recém criado pode fazer contra uma Seleção bem estruturada? Quem sabe? Talvez o América Mineiro consiga manter sua média de 8,7 gols por partida, conquistada esse ano. O amistoso também será útil para o Coelho. Os treinamentos não vão parar, e serão úteis para o Campeonato Mineiro, em setembro.