Dia mundial do rock: Iron Maiden e a relação entre futebol e heavy metal

Crédito da foto: Reprodução/ Facebook oficial Iron Maiden

Quando falamos de futebol e rock, uma das primeiras bandas que vem a nossa cabeça é o Iron Maiden. Com exceção de Bruce Dickinson, que já declarou que não é um grande fã do esporte bretão, os integrantes da banda inglesa são fanáticos por futebol. Para comemorar o Dia Mundial do Rock, o Torcedores.com falará um pouco dessa ligação íntima entre Iron Maiden e o esporte.

LEIA MAIS:
Dia Mundial do Rock: veja diversas vezes em que futebol e rock andaram juntos
Dia Mundial do Rock: Torcedores.compara times com bandas

O baixista Steve Harris é o integrante do Iron Maiden que tem uma ligação mais íntima com o futebol. Fã de George Best e Bobby Moore quando criança, Harris é torcedor fanático do West Ham e chegou a treinar nas categorias de base do clube. No entanto, o músico abandonou no sonho de ser jogador porque não se considerava dedicado para seguir a carreira.

Apesar de ter trocado o futebol pela música, o amor de Steve Harris pelo esporte e pelo West Ham, não diminuiu. O baixista tem o escudo do seu time de coração colado em seu baixo e compôs em parceria com Janick Gears, guitarrista do Iron Maiden e torcedor do Newcastle, uma música que fala de um lado não tão bonito do futebol: as brigas de torcidas. A canção ‘Weekend Warrior’, que faz parte do álbum Fear of the Dark (1992), fala sobre o problema do hooliganismo na Inglaterra.

Além disso tudo, Harris encontrou uma forma curiosa de expressar o seu amor pelo West Ham na obra do Iron Maiden. Na contracapa do álbum Somewhere in Time (1986), um dos letreiros traz o seguinte placar: West Ham 7 x 3 Arsenal.

A ligação entre a banda e o West Ham não para por aí. Slaven Bilic, ex-jogador do time e treinador da equipe atualmente, é um grande fã da banda. Guitarrista nas horas vagas, Bilic já foi fotografado em um show do Iron Maiden na Croácia. O próprio Steve Harris recentemente declarou que espera ver o treinador do seu time na apresentação que a banda fará em Split, na Croácia.

Outra curiosidade que envolve Iron Maiden e futebol está relacionada com Eddie, mascote da banda que aparece na capa de todos os álbuns do grupo. A torcida organizada Força Jovem, do Vasco da Gama, estampa em suas bandeiras e camisas o desenho de Eddie usado na capa de The Number of the Beast (1982). No entanto, algumas bandeiras da torcida organizada já trazem a versão do mascote com a cabeça raspada, que passou a ser usada a partir do álbum Piece of Mind (1983).

O apreço dos integrantes do Iron Maiden pelo futebol não fica restrito às arquibancadas. Desde o início da carreira, os músicos participam de jogos amistosos. Até os assumidamente pernas-de-pau Dave Murray e Adrian Smith, torcedores, respectivamente, de Tottenham e Manchester United participam dos jogos. Em março deste ano, quando estiveram no Brasil para uma série de shows, os integrantes da banda disputaram uma partida no CFZ (Centro de Futebol Zico).