Corinthians x São Paulo: Confira o retrospecto do clássico no Brasileirão

Montagem/Torcedores.com

Neste domingo (17/07) teremos o clássico entre Corinthians x São Paulo pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. E aqui no Torcedores.com, você poderá ver o histórico do Majestoso, desde o primeiro Brasileirão, em 1971. Confira quem mais venceu, qual a maior goleada, quem é o freguês na história deste duelo.

LEIA MAIS:
CORINTHIANS X SÃO PAULO: ACOMPANHE O PLACAR AO VIVO
CORINTHIANS X SÃO PAULO: SAIBA COMO ASSISTIR AO JOGO AO VIVO NA TV

O Majestoso, como é conhecido o embate paulista entre Corinthians x São Paulo aconteceu pela primeira vez em toda a história em 25 de maio de 1930, no Parque São jorge, e a vitória foi corintiana, por 2 a 1. Ao todo, as duas equipes se enfrentaram em 270 oportunidades (contando apenas jogos oficiais), e os corintianos venceram mais vezes o Majestoso: foram 100 vitórias alvinegras, 83 vitórias do Tricolor e 87 empates.

A maior goleada da história do confronto é o placar de 6 a 1: enquanto os corintianos comemoraram a vitória por esse placar no Brasileirão do ano passado na Arena Corinthians, em 10 de setembro de 1933, o Tricolor goleou o rival alvinegro pelo mesmo placar na Chácara da Floresta. Curiosamente, essa partida foi válida por duas competições oficiais: pelo Torneio Rio-São Paulo e também pelo Campeonato Paulista. O Corinthians marcou 362 gols, contra 347 gols do São Paulo na história do confronto.

Quando se trata de Brasileirão, os números mudam um pouco: são 56 jogos desde a primeira edição da competição em 1971, com 20 vitórias do Corinthians, 13 do São Paulo e 23 empates. O ataque corintiano marcou 64 gols, enquanto o Tricolor balançou as redes 52 vezes. Pelo Campeonato Brasileiro, a maior goleada do clássico segue sendo a vitória corintiana por 6 a 1 na Arena Corinthians, enquanto a maior goleada aplicada pelo São Paulo foi 5 a 1 em 2005, no Pacaembu.

O Corinthians tem um tabu diante do rival: além de ter vencido todos os jogos que realizou contra o São Paulo na Arena Corinthians (4 vitórias em quatro jogos), a seis jogos pelo Brasileirão que não perde para o rival. A última vitória são paulina no majestoso pelo Campeonato Brasileiro foi em 2012, no Pacaembu: vitória por 3 a 1. Mas o maior tabu da história do clássico paulista na competição nacional pertence ao Tricolor, que ficou 12 jogos sem perder para o rival (entre 2000 e 2007).

O clássico Majestoso já foi final de Campeonato Brasileiro: em 1990, o Corinthians venceu as duas partidas da decisão por 1 a 0, e conquistou seu primeiro título nacional. Os dois jogos foram no Morumbi, e enquanto na primeira partida, Wilson Mano fez o gol corintiano, na partida de volta o gol foi de Tupãzinho.

Neste ano, Corinthians e São Paulo se enfrentaram pelo Campeonato Paulista na Arena Corinthians, e o placar foi de 2 a 0 a favor dos donos da casa. O clássico ficou marcado pela falha de Lucão e Denis, que resultou no primeiro gol da partida, feito por Lucca. Enquanto no Brasileirão o Corinthians é o vice líder com 28 pontos, o São Paulo tem 21 pontos e ocupa a oitava posição.