COI adia decisão sobre participação russa na Rio-2016

Foto: COI

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que está buscando aconselhamento jurídico antes de decidir que atitude tomará referente a participação da delegação da Rússia nos Jogos Olímpicos Rio-2016.

A decisão referente a este assunto deveria ser anunciada hoje, mas a entidade resolveu esperar a decisão do CAS (Corte Arbitral do Esporte), que foi provocado a respeito das acusações de doping generalizado no esporte russo. A entidade deve apresentar até a próxima quinta-feira (21) uma decisão sobre se aceita esportistas russos competindo de forma individual no Rio de Janeiro.

“As conclusões do relatório mostram um ataque chocante e sem precedentes sobre a integridade do esporte e sobre os Jogos Olímpicos. Portanto, o COI não hesitará em tomar as mais duras sanções disponíveis contra qualquer indivíduo ou organização implicada “, disse o presidente do COI, Thomas Bach.

O que já se sabe em relação ao escândalo russo é que nenhum integrante do Ministério do Esporte do país será credenciado para os Jogos no Rio e qualquer outro evento referente ao COI, incluindo os Jogos Europeus de 2019.

O COI fará também uma reanalise das amostras coletadas de sangue e urina e irá investigar toda a delegação russa que atuou em Sochi, no ano de 2014. Além disso, a entidade pedirá que todas as federações ligadas aos esportes de inverno suspendam os preparativos para grandes eventos na Rússia, como a Copa do Mundo e Campeonatos Mundiais.