Com atacante do Grêmio, África do Sul divulga lista para Rio 2016

Ty - Grêmio
Reprodução/Twitter oficial Ty

O Comitê Olímpico da África do Sul (Sascoc) anunciou nesta quinta-feira a convocação da equipe de futebol sub-23 que disputará os Jogos do Rio de Janeiro. O atacante Tyroane Sandows, do Grêmio, foi confirmado entre os 18 nomes chamados pelo técnico Owen da Gama.

LEIA MAIS:

Dona de clube de futebol, capitã da África do Sul fala sobre Marta, zika e Rio 2016

Rio 2016: Saiba mais sobre o futebol nas Olimpíadas

O grupo contará com dois atletas acima de 23 anos: o goleiro titular da seleção principal, Itumeleng Khune, e o zagueiro Eric Mathotho. Ambos atuam pelo Kaizer Chiefs.

Sandows, de 21 anos, faz parte do grupo de transição do elenco profissional do Grêmio. O atacante já atuou com destaque pelo sub-20 da África do Sul. Em 2015, foi o destaque da equipe na Copa das Nações Africanas da categoria. Os Amajita foram eliminados na primeira fase, mas Ty fez três gols e foi eleito para o time ideal do torneio.

Com a confirmação de seu nome, o jogador do Tricolor Gaúcho poderá enfrentar o Brasil nos Jogos Olímpicos. Apelidada de “Amaglug-glug”, a seleção sub-23 sul-africana será a primeira adversária dos donos da casa no grupo A. O duelo está marcado para o dia 4 de agosto em Brasília.

No grupo convocado por Owen da Gama, a grande ausência é Lebogang Phiri. O Brondby, da Dinamarca, não liberou o meia para a disputa do Rio 2016.

Já entre os nomes confirmados, o mais conhecido é Khune, que disputou a Copa do Mundo de 2010. Outros destaques são o meia Keagan Dolly – um dos pilares do Mamelodi Sundowns, atual campeão sul-africano – e o atacante Lebo Mothiba, do Lille.

Membro da seleção principal, o zagueiro Rivaldo Coetzee, do Ajax Cape Town, também viajará para a Cidade Maravilhosa.

Além da divulgação do time sub-23 do futebol, o evento realizado na Olympic House de Joanesburgo serviu para anunciar todos os atletas do país que estarão presentes no Rio. A cerimônia contou com a presença do embaixador brasileiro na África do Sul, Nedilson Ricardo Jorge.

Nos Jogos, após o confronto com a seleção anfitriã, os sul-africanos enfrentarão a Dinamarca, no dia 7, no Mané Garrincha. Em seguida, será a vez de encarar os iraquianos, dia 10, em São Paulo.

Confira a lista do técnico Owen da Gama para os Jogos do Rio:

Goleiros: Itumeleng Khune (Kaizer Chiefs) e Jody February (Ajax Cape Town).

Defensores: Kwanda Mngonyama (Maritzburg United), Rivaldo Coetzee (Ajax Cape Town), Abbubaker Mobara (Orlando Pirates), Mothobi Mvala (Highlands Park), Eric Mathoho (Kaizer Chiefs), Tebogo Moerane (Bidvest Wits) e Tercious Molepe (Moroka Swallows).

Meias: Gift Motupa (Orlando Pirates), Aubrey Modiba (Cape Town City FC), Deolin Mekoa (Maritzburg United), Keagan Dolly (Mamelodi Sundowns) e Phumlani Ntshangase (Bidvest Wits).

Atacantes: Ty (Grêmio-BRA), Lebo Mothiba (Lille-FRA), Tashreeq Morris (Ajax Cape Town) e Menzi Masuku (Orlando Pirates).