Vettel lidera último treino livre para o GP do Canadá de F1

Vettel foi o único a andar abaixo de 1min14s no último treino livre em Montreal. (Foto: Getty Images)

Sebastian Vettel colocou a Ferrari na liderança do último treino livre para a disputa do Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1. O alemão da Ferrari foi o único piloto a andar abaixo da marca de 1min14s, ao registrar 1min13s919 em sua melhor passagem pelo Circuito Gilles Villeneuve, localizado na cidade de Montreal.

LEIA MAIS:
INDY: CARLOS MUÑOZ SURPREENDE E FATURA POLE NO TEXAS

A segunda colocação ficou com Max Verstappen, holandês da Red Bull, distante dois décimos do tempo registrado por Vettel. Nico Rosberg, com a Mercedes, ficou com a terceira colocação, com o carro da Mercedes. Kimi Räikkönen, companheiro de equipe de Vettel, ficou com a quarta colocação, enquanto Lewis Hamilton, mais rápido da sexta-feira, fechou a lista dos cinco melhores.

Daniel Ricciardo colocou a outra Red Bull na sexta colocação, seguido por Carlos Sainz, da Toro Rosso. Fernando Alonso ficou com o oitavo melhor tempo da atividade, com o carro da McLaren, enquanto Sergio Pérez foi o nono, com a Force India. O grupo dos dez melhores ainda contou com Felipe Massa, brasileiro da Williams. Felipe Nasr foi o vigésimo, com a Sauber.

A sessão foi encerrada prematuramente, após o dinamarquês Kevin Magnussen encontrar o muro quando restavam 12 minutos para o fim da atividade. O piloto da Renault, alvo de reclamações de Vettel e Rosberg por bloquear a passagem dos dois, perdeu o controle do carro quando ainda estava com pneus frios.

Ainda neste sábado será realizado o treino que definirá as posições de largada em Montreal, a partir das 14h, pelo horário de Brasília.

Confira como foi o último treino livre em Montreal

Com a ameaça de chuva presente para o terceiro treino livre, os pilotos partiram para a pista tão logo a atividade foi iniciada. Sebastian Vettel passou reto na primeira chicane. Pouco depois, Kimi Räikkönen registrou a primeira volta rápida da atividade, ainda que com o tempo de 1min18s089, alto em relação aos tempos de sexta-feira.

Ainda com pneus supermacios, Max Verstappen tomou a primeira colocação, com 1min14s636, tempo que foi igualado por Daniel Ricciardo dois minutos depois. Lewis Hamilton escapou da pista aos 15 minutos de atividade, enquanto Sainz foi informado pela Toro Rosso de que a chuva chegaria a partir da segunda metade da atividade.

Felipe Massa avançou ao sexto lugar na folha de tempos, distante meio segundo do tempo obtido por Verstappen, que se mantinha na liderança mesmo com uma volta feita com os pneus supermacios, enquanto os rivais de Mercedes e Ferrari usavam os ultramacios. Räikkönen, por sua vez, avançou ao terceiro lugar.

Com 23 minutos de atividade, Vettel tomou a liderança do treino livre, alcançando dois minutos depois o tempo de 1min14s068. No complemento da primeira metade da sessão, Daniil Kvyat escapou da pista com a Toro Rosso no primeiro setor da pista. Enquanto isso, o público que acompanhava a ação de pista em Montreal começou a vestir as capas de chuva, apesar de a pista ainda não estar molhada.

A Red Bull colocou pneus ultramacios nos carros de Verstappen e Ricciardo, mas nenhum dos dois conseguiu bater o tempo de Vettel. O alemão da Ferrari, aliás, melhorou ainda mais seu tempo, sendo o primeiro a andar abaixo de 1min14s, com 1min13s919. Pouco depois, Rosberg foi atrapalhado por Kevin Magnussen em uma tentativa de volta rápida. O dinamarquês também bloqueou Vettel na sequência.

A chuva, ainda que fraca, começou a cair na reta dos boxes, fazendo com que os pilotos deixassem a pista. Pouco depois, alguns competidores voltaram ao circuito com pneus slicks. Com 13 minutos para o término do treinamento, Magnussen acertou o muro, forçando a paralisação do exercício, encerrando a atividade.



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.