Saiba como funciona o Draft da MLB, que tem início hoje à noite

Crédito da Foto: Reprodução/ Facebook oficial da MLB

Hoje se inicia o Draft 2016 da MLB (Major League Baseball), evento no qual os times da principal liga de beisebol norte-americana escolherão os jogadores que podem fazer parte de suas equipes no futuro. Diferentemente da NBA, que possui duas rodadas, da NFL e da NHL, cada uma com sete rodadas, o Draft da MLB conta com 40 rodadas de escolhas, fazendo com que mais de mil jogadores sejam selecionados pelas franquias.

LEIA MAIS:
MLB: BRASILEIRO LEVA BOLADA NOS “PAÍSES BAIXOS” E PRECISA SER RETIRADO DE CAMPO; ASSISTA
JOGADOR LEVA BOLADA E PARTE PARA A BRIGA EM JOGO DE BEISEBOL; ASSISTA

O grande número de rodadas se explica, principalmente, pela associação dos times da Major com as equipes das ligas menores. Raramente os jogadores escolhidos no Draft entram direto para Major, pois são enviados para os times das ligas pequenas para desenvolver suas habilidades, fazendo com que mesmo grandes nomes demorem, no mínimo, dois ou três anos para começar a jogar na equipe principal.

De onde são recrutados os jogadores?

Os times podem escolher qualquer jogador dos Estados Unidos, Canadá ou Porto Rico que já tenha o segundo grau completo e que não tenha contrato com nenhum time da MLB. Vale lembrar que o beisebol universitário não é tão forte (justamente pela presença das “ligas menores”), então alguns jogadores recém-saídos do ensino médio são escolhidos.

Jogadores de outros países são tidos como “free agent” e não entram no Draft, podendo assinar com qualquer equipe, desde que tenham sanado qualquer pendência contratual com o time de seu país de origem.

Quem escolhe primeiro no Draft?

A ordem do Draft é determinada pela classificação na temporada anterior: os times de pior classificação ganham prioridade, e tem as primeiras escolhas. Mas, caso um time tenha contratado um jogador free agent do primeiro nível (o nível varia de acordo com o desempenho do jogador), ele perde sua posição no Draft para o time de origem daquele jogador.

Da mesma forma, caso a franquia não tenha conseguido fechar contrato uma boa escolha no Draft do ano anterior, ganha uma escolha extra na nona posição. Como no Draft da MLB os jogadores podem ser escolhidos assim que terminam o “ensino médio” e após o terceiro ano de faculdade, ele pode escolher não fechar contrato com um certo time para “tentar a sorte” e ser escolhido no ano seguinte por outra franquia. Também são dadas escolhas extras ao final da primeira rodada do draft aos times que perderam free agents do segundo nível.

Em 2016, a primeira escolha pertence ao Philadelphia Phillies. Sendo essa a segunda vez na história que a franquia possui a principal escolha do Draft. Em 1998, escolheram Pat Burrel, que viria se tornar o quarto jogador com maior número de home runs da equipe.

Limite de gastos

Para manter o equilíbrio financeiro entre as equipes, existe um limite de gastos durante as dez primeiras rodadas do Draft. Os Phillies, por exemplo, podem gastar, no máximo, um valor pouco acima dos 9 milhões de dólares em sua primeira escolha. A franquia com maior limite, somando-se as dez rodadas, é o Cincinnati Reds, com um valor próximo dos 14 milhões. O valor ficou acima dos Phillies, pois a equipe de Cincinnati possui uma escolha extra na primeira rodada.

Já o Chicago Cubs terá pouco mais de dois milhões de dólares a investir nas dez primeiras rodadas, menor valor do Draft, uma vez que perderam suas escolhas na primeira e segunda rodadas por terem assinado com os “free agents” John Lackey e Jason Heyward.

É importante ressaltar que os valores estipulados são os que as franquias podem gastar em cada rodada, sem sofrer penalidades. Da décima primeira rodada em diante, qualquer bônus dado para um jogador que fique acima dos cem mil dólares entrará na “contabilidade” do valor total que a franquia tem para o Draft.

Qual o cronograma do Draft 2016?

As duas primeiras rodadas do Draft serão iniciadas na noite de hoje. Além dos Cubs, D-backs, Giants e Royals não terão escolha na primeira rodada, enquanto Padres e Cardinals terão direito a três escolhas. White Sox, Mets, Dodgers e Nationals são as outras equipes com direito a mais de uma escolha na primeira rodada, com duas por franquia.

Amanhã, o Draft se estende durante todo o dia para que sejam escolhidos os jogadores das rodada 3 a 10. Já no sábado, o Draft é finalizado com as trinta rodadas restantes.