Palmeiras x Corinthians: de Heitor a Fernando Prass, veja quais são os maiores carrascos do Timão

Evair
Crédito de imagem: Divulgação/ Palmeiras.com.br

Palmeiras x Corinthians se enfrentam neste domingo (12), no Allianz Parque, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro, em um clássico que promete fortes emoções, já que quem vencer pode terminar a rodada na liderança da competição. Este será apenas mais um capítulo de uma história cheia de rivalidade em uma história que completará 100 anos na próxima temporada.

E com tanta história para contar, você sabe quem é o maior carrasco do Corinthians no dérbi paulista? Em 359 jogos disputados entre as equipes, são 127 vitórias, 110 empates e 122 derrotas – ao todo foram 515 gols do Verdão marcados até momento.

Heitor, maior artilheiro da história do alviverde, também é o maior artilheiro palmeirense no clássico com 16 gols marcados. César Maluco e Romeu Pellicciari, com 14 gols cada, Alex com 10 e Evair com 9, completam o top cinco de maiores carrascos do Corinthians.

Mas além dos maiores artilheiros do Verdão contra o maior rival, outros jogadores protagonizaram lances importantes e também marcaram a história do clássico e entraram para a galeria de carrascos do Corinthians. Confira!

Defendeu Marcos!

Quando se fala de Corinthians x Palmeiras é impossível esquecer a semifinal da Libertadores de 2000, quando além de conquistar a vaga para a decisão da competição, o Alviverde colocou o nome de “São” Marcos na história do clube, do Brasil e do Mundo. Quase 15 anos depois, a defesa do goleiro ainda é festejada pelos torcedores e lamentada pelos rivais.

Evair acaba com uma fila de 17 anos se Paulistão:

O dia 12 de junho de 1993 foi um dia sagrado para o torcedor do Palmeiras. Era decisão de Campeonato Paulista contra o Corinthians. O Alviverde poderia acabar com o jejum de 17 anos sem conquistar a competição. O nome do jogo? Evair – O matador! O atacante anotou dois gols na goleada por 4 a 0 sobre o rival, o mais importante foi de pênalti, durante a prorrogação, e definiu o título para o Palmeiras.

Au Au Au Edmundo é o animal!

Edmundo, um dos maiores ídolos da história do Palmeiras se consagrou, principalmente, pelos jogos que fazia contra o Corinthians. Daí o apelido de animal. Foi assim em 1993 na final do Paulistão, foi assim em 1994 na final do Brasileirão e foi assim em 2007 quando ele ajudou a afundar o Alvinegro para a Série B.

El Mago e seu chute no vácuo:

Valdivia não deu muita sorte. Chegou ao Palmeiras em uma década complicada para o clube, mas mesmo assim, já teve tempo para brilhar contra o Corinthians. Em 2007 ajudou Edmundo, em 2008 pelo Paulistão foi o protagonista do chororô Alvinegro.

Obina é melhor que Eto’o:

Em 2009 o Palmeiras brigou pelo título do Campeonato Brasileiro em um time que tinha Cleiton Xavier, Diego Souza e Obina. O atacante não brilhou com a camisa do Alviverde, mas gravou seu nome na história de um Dérbi. O atacante marcou os três gols da vitória contra o rival.

Acabou Petros, acabou!:

Do elenco atual, o goleiro Fernando Prass também já tem boas recordações de clássicos contra o Corinthians. Em 2015, na semifinal do Paulistão, o camisa 1 foi o herói alviverde nas cobranças de pênaltis. Em 2016, na primeira fase do Paulistão, ele voltou a defender uma penalidade do rival.

Pra você, qual jogador do Palmeiras é o maior carrasco do Corinthians?