Palmeiras x Corinthians no Palestra Itália? Veja o histórico

Divulgação

O maior clássico do futebol paulista, quiçá do país, chega neste domingo ao jogo de número 350. Até aqui, são 123 vitórias do Palmeiras, 120 triunfos do Corinthians e 106 empates. O palco da próxima partida será o Allianz Parque, onde o Verdão ainda não venceu após dois jogos.

LEIA MAIS:
9 SUPERSTIÇÕES QUE TODO CORINTIANO E PALMEIRENSE IRÃO UTILIZAR NO PRÓXIMO JOGO
TCHÊ TCHÊ DEIXA ‘PASSADO’ DE LADO E MIRA VITÓRIA NO CLÁSSICO
PALMEIRAS X CORINTHIANS: CONFIRA A NOVA PARCIAL DE INGRESSOS VENDIDOS PARA O CLÁSSICO

Mas antes do Allianz Parque, o Dérbi era jogado normalmente no Pacaembu ou no Morumbi. Dos 349 jogos, 40 deles foram disputados no antigo Parque Antarctica, o Palestra Itália, com ampla vantagem dos palmeirenses.

Por lá, o Verdão ganhou 21 partidas, perdeu 11 e empatou oito com o principal adversário. Um empate, aliás, marcou a despedida do Dérbi no antigo estádio, há 40 anos. No dia 21 de janeiro de 1976, as equipes empataram por 1 a 1 pelo Torneio Nacional – Taça Governador do Estado para cerca de 14 mil pessoas.

O Corinthians abriu o placar aos 35 minutos do primeiro tempo com o volante Tião, mas o Palmeiras conseguiu o empate no fim da partida, aos 43 minutos do segundo tempo, com gol de Nei. O clássico foi brigado, literalmente, com dois jogadores do Corinthians expulsos, Roberto e Vaguinho.

A última partida do Palestra Itália aconteceu em 2010, quando o Palmeiras recebeu o Boca Juniors e foi derrotado por 2 a 0 com gols de Viatri e Muñoz. Cleiton Xavier é o único que esteve em campo naquela partida e hoje está no clube. Pelo lado argentino estava Mouche, que pertence ao Palmeiras e está emprestado ao Lanús.

Os dados do Dérbi foram consultados no aplicativo Almanaque do Timão, do jornalista Celso Unzelte.