Opinião: Veja quais seleções podem surpreender na EURO 2016

Portugal 7 x 0 Estônia - amistoso internacional - Cristiano Ronaldo e Quaresma
Foto: Reprodução/ Twitter oficial da Uefa Euro

A Euro 2016 chegou e começa nesta sexta-feira (10). É o principal torneio de seleções do Mundo depois da Copa e esta edição será realizada na França.

LEIA MAIS:
EUROCOPA 2016: RAPIDINHA !!! VEJA QUEM SÃO OS JOGADORES MAIS VELHOS DA COMPETIÇÃO
EUROCOPA 2016: OPINIÃO – QUEM DEVE SER O ARTILHEIRO DA COMPETIÇÃO
EUROCOPA: QUAL SELEÇÃO É A FAVORITA PARA SER CAMPEÃ?

Nesta sexta-feira, a partir das 16h, França e Romênia fazem o jogo de abertura da Euro 2016. Os anfritriões do torneio são os grandes favoritos ao título — pelo menos é o que apontam as bolsas de aposta por toda a Europa ( Espanha, Alemanha, Inglaterra e Bélgica também estão entre as favoritas e portanto não considerei surpresa). Por fora, algumas seleções podem surpreender e ir longe na competição. Entre elas, Portugal, Itália e Romênia, nessa ordem de acordo com a opinião deste que escreve.

Portugal definitivamente não vai a Euro 2016 como a seleção simpática e que tem Cristiano Ronaldo como atrativo a parte. Os portugueses estão concentrados e focados em busca do título. O treinador Fernando Santos é experiente, tem o grupo na mão e mesclou o elenco com jovens promessas do futebol português como Renato Sanches, André Gomes e Rafa Silva. A eles, soma-se a experiência de Cristiano Ronaldo, Pepe, Quaresma, Nani, Moutinho entre outros.

Dificuldade nas oitavas de final: É certo que Portugal avançará às oitavas de final sem nenhuma dificuldade. Seu Grupo F com Áustria, Islândia e Hungria é extremamente fraco. Nas oitavas, já começará a dificuldade enorme e uma prova de fogo para os portugueses. É possível que o adversário seja Bélgica, Suécia ou Itália. Quem vier será pedreira e se Portugal avanças para as quartas de final passa definitivamente a brigar pelo título. Acredito que isto seja possível.

Itália: Tem um grupo complicado com Bélgica, Irlanda e Suécia. É uma das esquadras Azzurra mais limitada tecnicamente dos últimos tempos. Porém, a seleção italiana já foi a várias competições desacreditada e chegou até mesmo a titulos — como na Copa do Mundo 2006. Vale o mesmo que para Portugal, se passar do Grupo e das oitavas, vai chegar forte rumo ao título.

Romênia: Dificilmente uma equipe que brigará pelo título. Cravo aqui que não chega nem as semi-finais, mas como verdadeira azarona e candidata a sair na fase de grupos que é perante as bolsas de apostas, minha aposta é um pouco diferente. Os romenos podem ir mais longe pois existe um bom trabalho por trás deste grupo, jogadores experientes e não seria um absurdo ver essa seleção ao menos em umas quartas de final até por conta do brilhante trabalho feito nas Eliminatórias para a EURO. Olho neles. Saiba mais sobre a Romênia aqui.