Opinião: Palmeiras x Corinthians: jogador por jogador, quem é melhor?

Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Palmeiras x Corinthians se enfrentam na tarde deste domingo, às 16h, no Allianz Parque, em jogo válido pela sétima rodada do Brasileirão. O clássico pode valer a liderança. O Timão é o líder, com 13 pontos ganhos e o Verdão ocupa a quarta colocação, com 12.

LEIA MAIS:
O que mudou no Corinthians desde o empate por 3 a 3 contra o Palmeiras 
“Luxemburgo é inseguro até hoje”, revela Edmundo, ídolo palmeirense 

Os dois times devem brigar até o fim pelo título brasileiro. O resultado do dérbi não deve provocar tantas turbulências a não ser que haja uma goleada, algo considerado improvável.

O Palmeiras tem ligeiro favoritismo graças ao fator casa, embora ainda não tenha tido o gosto de vencer o maior rival em seus novos domínios. Houve um empate e uma derrota.

Como esquenta para o grande jogo, fiz um comparativo entre os atletas dos dois times, usando como base as prováveis escalações. Quem será que levou a melhor? Confira:

Fernando Prass x Walter – Barbada. Dá Prass, o melhor goleiro em atividade do futebol brasileiro e um dos grandes responsáveis pela boa campanha alviverde no Brasileirão. Walter é muito bom goleiro, mas ainda não foi testado em grandes jogos.

Tchê Tchê x Fagner – Mais uma barbada. Dá Fagner, o melhor lateral-direito do futebol brasileiro. Faz grande temporada e é peça chave no esquema do técnico Tite. Evoluiu bastante na marcação sem perder a capacidade ofensiva.

Thiago Martins x Felipe – Dos atletas corintianos, Felipe é o que mais evoluiu sob o comando de Tite. Virou titular absoluto. Tem mostrado muita força no jogo aéreo e velocidade nas antecipações. Não é à toa que está sendo negociado com o Porto-POR por cerca de 6 milhões de euros (cerca de R$ 24 milhões). Thiago Martins é um jovem promissor.

Edu Dracena x Yago – Disputa equilibrada. O jovem Yago leva ligeira vantagem por estar melhor fisicamente mesmo sem atuar por mais de um mês devido a suspensão por doping. Nas vezes em que atuou, o camisa 4 não comprometeu e segurou bem a bucha ao substituir o ótimo Gil, negociado com o futebol chinês. Dracena só será titular porque o titular Vitor Hugo está suspenso pelo terceiro amarelo. O veterano não inspira confiança na torcida alviverde.

Zé Roberto x Uendel: O corintiano leva a melhor. Uendel não é um lateral-esquerdo brilhante, mas se destaca pela regularidade. Aprimorou a parte defensiva e tem sido presença constante no ataque. Na última vitória sobre o Coritiba, ele deu assistência e fez o gol da virada. Zé Roberto não tem o mesmo pique da temporada passada e tem vacilado na marcação.

Mateus Sales x Cristian: O duelo da juventude contra a experiência. Ambos são fortes na marcação, mas Sales tem mais qualidade na condução de bola e vence o duelo.

Jean x Bruno Henrique: Jogadores que têm como principal característica a transição do meio com ataque. O palmeirense vive melhor fase e tem como vantagem a polivalência. Ele se reveza com Tchê Tchê na lateral-direita. Ponto para o Palmeiras!

Moisés x Guilherme: Após um fraco início de passagem pelo clube alvinegro, o camisa 10, enfim se encaixou no esquema de Tite, na posição onde rende melhor: entre a intermediária ofensiva e a área adversária. Leva a melhor sobre o meia rival, que tem substituído Cleiton Xavier.

Dudu x Giovanni Augusto – Dois jogadores com funções importantes nos rivais e que atuam aberto pelas pontas. Dudu leva ligeira vantagem até pelo seu bom histórico contra o Corinthians. Fez dois gols em três clássicos. Na primeira fase do Paulistão, o camisa 7 fez o gol da vitória, no Pacaembu.

Róger Guedes x Marquinhos Gabriel – O jovem palmeirense ainda busca uma melhor sequência de partidas com a camisa alviverde, ao passo que o corintiano se firmou entre os titulares com boas atuações. Além disso, o meia alvinegro possui mais experiência. Ponto para o Corinthians.

Gabriel Jesus x Luciano – A maior barbada dos duelos. Gabriel Jesus é uma das maiores promessas do futebol brasileiro nos últimos anos. Com apenas 19 anos, o atacante tem feito ótimas atuações com a camisa alviverde. É o artilheiro da equipe no Brasileirão, com quatro gols marcados. O corintiano Luciano ainda não se encontrou após se recuperar de grave lesão no joelho e não marcou nenhum gol na temporada. Esta devendo muito.

No duelo jogador x jogador, o Corinthians vence apertado por 6 a 5, com gols de Fagner, Felipe, Yago, Uendel, Guilherme e Marquinhos Gabriel

 



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)