O que mudou no Corinthians desde o empate por 3 a 3 contra o Palmeiras

Derbi Paulista
Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O Corinthians visita o arquirrival Palmeiras, neste domingo, às 16h, no Allianz Parque, pela sétima rodada do Brasileirão, pouco mais de nove meses após o histórico empate por 3 a 3 no mesmo local, pela edição passada da competição.

LEIA MAIS:
Brasileirão: saiba quais times terão mais jogos transmitidos pela Globo até a 21ª rodada 
Mercado da bola: veja o resumo das negociações do Corinthians 

O Timão sofreu grande reformulação em relação àquele dérbi. Para se ter uma ideia, apenas dois titulares daquele duelo devem começar jogando no domingo: o lateral-direito Fagner e o zagueiro Felipe.

O zagueiro Gil, os volantes Ralf e Marciel,; os meias Jadson e Renato Augusto e os atacantes Vagner Love e Malcom foram negociados antes do início da temporada 2016.

O volante Elias foi desfalque por integrar a seleção brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo. O curioso é que seguirá como baixa já que está com a seleção na Copa América Centenário, nos Estados Unidos.

Guilherme Arana, que herdou a vaga do machucado Uendel, foi um dos destaques no clássico. Fez o primeiro gol alvinegro, após tabela com o também garoto Malcom.

O Corinthians brigava pau a pau com o Atlético-MG pelo título brasileiro. Já o Palmeiras tentava a vaga na Copa Libertadores, que acabou sendo obtida após o título da Copa do Brasil.

Há nove meses, Tite usava o esquema 4-1-4-1, implantado após o retorno do período sabático. A equipe era postada em um linha de quatro defensiva, com um volante de marcação à frente da defesa, uma linha de quatro no meio de campo e um centroavante.

Titulares do Corinthians no empate por 3 a 3 com o Palmeiras
football formations
Com o desmanche no início do ano, Tite insistiu na formatação mesmo recebendo jogadores com características distintas. Após o mau início do Brasileirão, com um empate e uma derrota, deixou o 4-1-4-1 de lado e apostou no 4-2-3-1. Desde então, a equipe teve 100% de aproveitamento (vitórias sobre Ponte Preta, Sport, Santos e Coritiba).

Provável escalação do Corinthians no domingo:
football formations

Status atual dos jogadores alvinegros que atuaram contra o Palmeiras em setembro/15:

Cássio: perdeu a titularidade para Walter

Fagner: permanece como titular

Felipe: permanece como titular

Guilherme Arana: reserva

Ralf: negociado com o Beijing Guoan-CHN. (Danilo) – continua na reserva

Marciel: emprestado ao Cruzeiro. (Cristian) – passou a ser titular

Jadson: negociado com o Tianjin Quanjian-CHN

Renato Augusto: negociado com o Beijing Guoan-CHN

Malcom: negociado com o Bordeaux-FRA. (Rildo) – em recuperação de lesão no pé

Vagner Love: negociado com o Monaco-FRA

 

 



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)