Melatonina: veja quais são os seus benefícios

Crédito da Foto: Reprodução

O Dr. Vitor Panichi do Espaço Volpi, do BEST TRAINER THIAGO VOLPI, comenta sobre os benefícios da Melatonina.

LEIA MAIS:
SAIBA QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA MUSCULAÇÃO PARA AS MULHERES
MUSA DAS OLIMPÍADAS, KAREN DE LOS SANTOS LAMENTA AUSÊNCIA DO SKATE NAS COMPETIÇÕES

Melatonina, ao contrário do que muitos pensam e fazem o uso errado, não é um remédio para dormir! É um hormônio secretado pela glândula pineal e que, com o passar dos anos, vai decaindo (cerca 10-15% a cada década) . Tem a função de modular o ritmo circadiano do nosso relógio biológico: reduz temperatura corporal e controla ciclo dormir/acordar. Também sintetizada na retina, mucosa intestinal, plaquetas. Temos receptores para melatonina em todas células e tecidos. Logo, tem funções diversas:

– Inibidor do crescimento tumoral
– Neutraliza imunodepressão induzida pelo stress
– Eleva os níveis de linfócitos CD4
– Ação anti-inflamatória!
– Eleva capacidade imunológica durante inverno
– Ação anti envelhecimento: aumentou quantidade e qualidade de vida em estudos com ratos; e modulador envelhecimento por ser antioxidante: neutraliza radicais livres hidroxila (que danificam DNA da mitocôndria), protege contra efeito pro oxidante do ferro, protege contra danos do DNA
– Melhora menopausa X andropausa
– Melhora síntese de T3 e T4 (tireoide)
– Melhora doenças do olho e da retina (para a progressão de degeneração macular relacionada a idade; retinite e glaucoma) previne stress, ansiedade , insônia , melhora recuperação pós-cirúrgica, benefício na hiperglicemia, diabetes e dislipidemia, colite, gastrite e hipertensão, e ainda previne doenças periodontais.

Além de tudo pode ser usada para prevenção de JET LAG e tem excelente poder de rejuvenescimento facial , ainda mais quando associada à modulação hormonal de gh, dhea, testosterona etc.

E já é usada inclusive para prevenção e tratamento de alguns cânceres.
Mantém e restaura responsividade para hormônios anabólicos e efeito antidepressivo…

Com tantos e tantos benefícios, por que não estão prescrevendo? Por que é proibida no Brasil?
Porque funciona,  grande parte dos médicos é desinformada e desconhece. E mais, a indústria farmacêutica do Rivotril da vida não pode criar patente sobre um elemento que já existe na natureza. Logo, não existe interesse comercial e é tão mais lucrativo vender e prescrever remédio para dormir, não é? Agora, esse não faz mal a saúde e não causa dependência, né? Por outro lado, melatonina faz mal! Pergunte ao mesmo que diz que ela faz mal, o porquê dela fazer mal! (Não vai saber te responder)

Fica a dica: crie seu senso crítico próprio e procure alguém indicado e estudado para lhe prescrever a forma e dose individualizada deste hormônio.

Uma coisa que tenho notado é o uso indiscriminado por pessoas e de doses altíssimas – pra se ter noção, 6 mg já é uma dose muito alta -, e mais o uso de qualquer melatonina. Como fora do país é vendida sem controle, fica difícil de saber qual a de melhor ou pior qualidade, mas existe muita diferença de uma pra outra, principalmente em relação à qualidade e pureza. Eu não recomendo qualquer uma! E também as pessoas a usam de forma errada: os receptores para ela e sua produção é inibida pela luz, leds, aparelhos de TV, monitores, iPads e celulares, ruídos e ambientes não relaxantes. Logo, não adianta aumentar a dose, se o ambiente não for propício ao sono, ela não terá seu melhor efeito!

Para ficar por dentro das novidades sobre Treinamento, Nutrição, Atividade Física, Saúde e Bem Estar, acesse diariamente WWW.BESTTRAINERSCLUB.COM.BR e nossa pagina no facebook https://www.facebook.com/besttrainersclub



As últimas novidades e as melhores dicas sobre atividades físicas, treinamento, nutrição, suplementos, saúde e qualidade de vida, escritas pelos melhores profissionais do Brasil, você encontra aqui! besttrainersclub.com.br. O seu portal fitness na internet! Também no Facebook e Instagram