Conheça o Llanfairpwllgwyngyll F.C., clube com nome mais longo do mundo

Foto: Divulgação

Você provavelmente não conhece o Clwb Pel Droed Llanfair­pwllgwyngyll­gogery­chwyrn­drobwll­llan­tysilio­gogo­goch Football Club. Mas trata-se de um time de futebol profissional com mais de 117 anos de histórias.

LEIA MAIS:
Pelé no Sport? Quase! Veja essa e outras curiosidades sobre o futebol nordestino
Veja 7 negociações que agitaram o futebol nordestino nesta semana
Mercado da bola: Clubes chineses gastaram mais do que ingleses na janela de transferências
Saiba TUDO sobre Cartola FC

O Llanfair­pwllgwyngyll­gogery­chwyrn­drobwll­llan­tysilio­gogo­goch F.C é um clube que foi fundado em 1899 na pequena cidade com o mesmo nome, localizada na ilha de Anglesey, no noroeste do País de Gales. A equipe atua na considerada terceira divisão do futebol galês e se destaca primordialmente por ser o time de futebol com mais letras em sua nomenclatura.

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

HISTÓRIA DO NOME

Comprovadamente, é o time de futebol profissional com o nome mais extenso do mundo. São nada menos que 58 letras, com apenas 11 vogais. Para facilitar o trabalho, profissionais da imprensa local apelidaram o clube de CPD Llanfairpwll FC, o que ainda não ajuda na pronúncia, é verdade.

Por que este nome? O motivo se mistura com a história da cidade que sedia o clube. O nome do vilarejo era Llanfair Pwllgwyngyll, mas em 1860, um morador teve a brilhante ideia de criar uma estação de trem com o maior nome do Reino Unido, o que, segundo ele, atrairia mais turistas.

Assim surgiu a cidade de Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch, que, em tradução livre do idioma galês para o português, significa “Igreja de Santa Maria no fundo da aveleira branca perto de um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha”

E este nome, que mais parece um erro de digitação, é orgulho para o clube. Em seu Twitter, é usado como slogan a frase: “Nós temos o nome mais longo do futebol mundial”.

Fotto: Reprodução
Fotto: Reprodução

FUTEBOL

Em campo, o Llanfairpwll FC (usaremos esta abreviatura neste texto), apesar de profissionalizado e contar com um estádio próprio, pouco consegue investir no esporte. Todos os jogadores são amadores e possuem profissões diferentes.

No entanto, o cargo de técnico é levado a sério no clube. Recentemente,, Darren Moore dirigiu o time por mais de 15 anos. E isto também é motivo de orgulho para a equipe, já atual técnico Keith Jones é apenas o quarto em mais de 30 temporadas.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mesmo sem investimentos e com todo este amadorismo, o Llanfairpwll chegou perto da divisão principal do País de Gales, tendo conseguido se manter na segunda divisão nacional por sete anos consecutivos, onde permaneceu até 2010.

Na temporada que acabou recentemente, o time disputou a Welsh Alliance Football League 1, mas fez campanha desastrosa. Em 30 jogos, venceu apenas uma vez. Marcou 20 gols e levou 97, somando apenas seis pontos. Com o rebaixamento, disputará a Welsh Alliance Football League 2 – equivalente à quarta divisão.

TÍTULOS

Apesar de ser formado puramente por jogadores amadores, o clube já venceu a terceirona galesa e diversas competições amadoras ao longo de sua história. São mais de 30 troféus conquistados em torneios da região de Anglesey.

Neste ano, apesar de campanha vexatória no campeonato nacional, o time levantou os troféus da Anglesey League e Dargie Cup, o que não conquistava há mais de 30 anos.

ESTÁDIO

A atual casa do Llanfair é o Maes Eilian, que pode “confortar” 500 pessoas, de acordo com o site oficial da liga, mas com apenas 50 assentos. Veja fotos:

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

SITE OFICIAL INUSITADO E LIGAÇÃO COM O BRASIL

Outro fator curioso do carismático clube é o seu site oficial, atualizado pelo zagueiro Steve Smith e com informações em idioma português. A ligação com o Brasil é inusitada, já que nos últimos anos, brasileiros têm se mostrado interessado pelo time, seja com mensagens pela internet ou até pedidos para ser jogador.

Ainda no site oficial, há um setor ainda mais curioso. Além de poder se cadastrar como “supporter” (torcedor, em português), o clube também dá a possibilidade de ser cadastrado como jogador.

Em seu facebook, o Llanfairpwllfc ainda exibe com orgulho uma reportagem que aponta interesse sul-americano no clube, com destaque para o Brasil na manchete.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


Baiano, 22 anos, jornalista em formação pela Universidade Jorge Amado (UniJorge). Apaixonado por esportes em geral, de preferência basquete, tênis e futebol, este último com maior fervor. Contato: victorw10@outlook.com