Brasileirão terá pausa para jogos das Eliminatórias em 2017, diz CBF

Brasileirão
Crédito da foto: Fernando Torres/CBF

O Brasileirão terá algumas novidades em 2017, bem como a temporada do futebol nacional. Nesta quinta-feira (9), a Confederação Brasileira de Futebol anunciou que a competição do ano que vem será interrompida para os jogos da Seleção nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, segundo o Uol Esporte.

LEIA MAIS

Relembre 8 momentos marcantes de Fred pelo Fluminense

Palmeiras x Corinthians: Confira os números gerais do clássico paulista

Goleiro iraniano é suspenso da seleção por motivo inusitado

A CBF determinou que haverá dois períodos de interrupção para que os jogos das Eliminatórias possam ocorrer sem a ‘interferência’ das partidas do Brasileirão, nos meses de setembro e outubro. Cada período terá 14 dias, todos reservados para os jogos do Brasil.

Em outra decisão, a Primeira Liga foi integrada oficialmente ao calendário de competições da CBF. Para acomodar a competição, os campeonatos estaduais perderam uma de suas datas em relação a este ano, indo de 29 de janeiro a 30 de abril.

Serão 16 datas dedicadas aos Estaduais e oito para as chamadas ‘Ligas’ (no caso a Primeira Liga). O Campeonato Brasileiro também deve começar de forma antecipada em 2017, com um redução considerável de jogos nos meios de semana, que agora terão nove datas contra 12 de 2016.

“Há um movimento das federações de readequação de seus estaduais. Mas ao mesmo tempo privilegiando a realidade de cada local”, disse Manoel Flores, diretor de competições da entidade.

A nova determinação do Calendário da CBF também apontou que as férias dos jogadores deverão ser obrigatoriamente de 30 dias, com mais 25 dias para a pré-temporada, em janeiro.

“Não é o calendário ideal, mas temos que destacar o avanço. Isso é muito positivo, porque temos muitos torneios. Tente encaixar todos eles em 44 semanas”, afirmou Carlos Alberto Parreira, presente ao evento que anunciou as mudanças no calendário.

(Crédito da foto: Fernando Torres/CBF)