Análise: por que o Atlético-MG contratou o Fred e o Palmeiras não?

Reprodução/Twitter

O Atlético-MG surpreendeu seus torcedores, adversários e a imprensa ao anunciar nesta quarta-feira (8), a contratação do atacante Fred, um dos maiores ídolos do Fluminense na história recente do clube. E a negociação permite várias análises e questionamentos, como por exemplo: por que o Atlético-MG contratou o Fred e o Palmeiras não?

Em abril, quanto teve alguns problemas de relacionamento com o técnico Levir Culpi, o atacante foi oferecido ao Palmeiras e até era do agrado do técnico Cuca que ele fosse contratado, mas a diretoria do Verdão barrou a negociação.

Segundo informações do Uol esportes, na época a diretoria alviverde considerou a contratação inviável devido ao alto salário do atacante, que gira em torno de R$ 800 mil. Mas por que o segundo clube mais endividado do país, de acordo com a Revista Época, não viu nenhum problema nisso?

O Atlético-MG está contando com a ajuda de parceiros para bancar Robinho e agora o Fred? Provavelmente, mas o Palmeiras poderia contar com a Crefisa ou Adidas, que também é a patrocinadora do jogador.

Então, por que será que o Palmeiras não quis ir adiante em um possível negociação com o ex-atacante do Fluminense? Além do alto custo que o jogador traria ao clube, a presença de Fred no elenco poderia causas problemas internos.

No Tricolor Carioca o atacante era o líder do grupo, e se fosse contratado pelo Palmeiras também assumiria esse posto, mas é justamente aí que está o problema. O Verdão já tem jogadores como Fernando Prass, Zé Roberto e Alecsandro – sendo que os dois primeiros podem ter tido problemas de relacionamento com o meia Robinho, que já deixou o clube.

A não contratação de Fred pelo Palmeiras pode não estar ligada apenas a questão financeira, e sim a de comportamento – principalmente – nos bastidores do clube. Contratar um jogador com esse perfil, poderia ser ruim para o grupo e para Gabriel Jesus, maior revelação do Verdão recentemente.

Já o Atlético-MG, talvez, esteja contando com uma possível saída do atacante Lucas Pratto para o futebol chinês e por isso resolveu aproveitar a oportunidade.