Site lista 10 maiores campeões nacionais. Confira quem são!

Divulgação/Site Oficial do Rangers FC

Você que se gaba de dizer que seu time é o ‘campeão dos campeões’, ‘campeão de tudo’ ou o ‘maior campeão (insira competição aqui) da história’, talvez tenha curiosidade em saber se o seu time é um dos maiores campeões de seu país. Torcedores.com aparece para sanar sua sede de conhecimento e mostrar ao leitor os dez maiores vencedores de campeonatos nacionais em todos os tempos. Será que seu time aparece nesta lista?

LEIA MAIS

JOSÉ MOURINHO FICOU 9 ANOS INVICTO ‘EM CASA’; RELEMBRE A TRAJETÓRIA

OPINIÃO: KAKÁ NA COPA AMÉRICA É UM DESRESPEITO COM NENÊ, MELHOR MEIA DO BRASIL

A lista abaixo é do site RSSSF, uma verdadeira ‘bíblia’ para os fãs de futebol e atualizada pela última vez no dia 26 de maio de 2016. Alguns dos membros desta lista podem ser até previsíveis, mas outros vão surpreender.

1- Rangers (Escócia, 54 títulos)

Nem mesmo a falência, queda para a quarta divisão e o retorno somente agora para a elite do futebol escocês tiraram do time do lado azul e protestante de Glasgow a primazia dentre os campeões nacionais. Uma lista de 54 conquistas iniciada na temporada 1890/91 (a inaugural, na qual teve que dividir a taça com o Dumbarton) e que parou na temporada 2010/11. Quem sabe com a volta à primeira divisão, a lista não aumenta ainda mais…

2- Linfield (Irlanda do Norte. 51 títulos)

O Campeonato Norte-Irlandês é desconhecido da maioria das pessoas até na Europa, mas é dele que vem o segundo maior campeão de todos os tempos em campeonatos nacionais. Com apenas três conquistas atrás do Rangers, o Linfield poderia até ter ultrapassado os escoceses, mas vivem uma seca que dura quatro temporadas. E o pior, sendo vice nas três últimas edições do Norte-Irlandesão. Quem sabe a sorte não muda na próxima temporada

3- Peñarol (Uruguai, 47 ou 49 títulos)

O sul-americano melhor colocado é o Peñarol, que dependendo de como se conta, tem tanto 47 como 49 títulos. A lista da RSSSF considera tanto os títulos do time com este nome como aqueles sob a nomenclatura de Central Uruguayan Railway Cricket Club (CURCC), considerado antecessor do clube (fato contestado pelos torcedores do arquirrival Nacional) e títulos conquistados quando haviam duas entidades que regiam o futebol uruguaio e o campeonato de 1986, que será explicado mais tarde.

4- Celtic (Escócia, 47 títulos)

A ausência do Rangers da primeira divisão fez com que o Celtic conseguisse se aproximar do rival, sendo o atual pentacampeão escocês. O primeiro título do lado alviverde e católico de Glasgow aconteceu em 1892/93, mas o time só deslancharia de vez nos anos 70, quando chegou a ser eneacampeão.

5-Nacional (Uruguai, 45 titulos)

Com seu último título na temporada 2014/15 (a atual temporada uruguaia ainda não terminou) e com seu primeiro troféu em 1902, o Nacional tenta perseguir seu maior rival na lista de títulos. Mas poderia ter 46 se não fosse o Uruguaio de 1986, quando tanto ele quando o Peñarol sofreram com dívidas (que fizeram com que o aurinegro perdesse pontos por não jogar o jogo de estreia, contra o Huracán Buceo). Os Bolsos terminaram a temporada em primeiro, mas devido a um acordo entre os dois clubes e AUF, realizaram uma decisão na qual o Peñarol venceu nos pênaltis e acabou ficando com o campeonato.

6- Olympiacos (Grécia, 43 títulos)

A sexta posição vem do maior campeão do futebol grego, o Olympiac(k)os. O time de Piréus é o atual hexa do país e nem mesmo a crise econômica vem parando a equipe em seu caminho na dominância do futebol grego. Só para você ter uma ideia, o Panathinaikos, segundo colocado em títulos, tem 20 Campeonatos Gregos. Ou seja, precisaria de mais de duas décadas para alcançar o rival.

7- South China (Hong Kong, 43 (ou 32 títulos)

O futebol de Hong Kong é praticamente desconhecido de todos mas vem de lá outro dos maiores campeões do mundo. A lista da RSSSF conta títulos conquistados pelo clube antes da Segunda Guerra Mundial (e até um da equipe B), com a listagem oficial da Federação local considerando apenas os 32 conquistados após 1945.

8- Olímpia (Paraguai, 40 títulos)

O time chegou a enfrentar recentes problemas financeiros que quase o atrapalharam em 2013, quando o time foi vice da Libertadores. Apesar de tudo, El Decano segue sendo o maior campeão do Paraguai (e o único com Libertadores e Mundial). O Cerro Porteño, segundo colocado em conquistas, tem 31 e pode demorar um pouco para alcançar o rival.

9- Al Ahly (Egito, 37 títulos)

Presença carimbada na Liga dos Campeões da África e também no Mundial de Clubes da Fifa, o ‘Nacional’ (significado do nome do time em árabe) parece representar bem o seu país, com 37 conquistas do Egípcio. Some isso a oito Ligas dos Campeões e você vai entender como a equipe domina o cenário nacional sem maiores problemas

10-Benfica (Portugal, 35 títulos)

Atual tricampeão português, o Benfica supera com certa vantagem o Porto (27 títulos) na lista dos maiores campeões lusitanos. A série de conquistas encarnadas começou na temporada 1935/36, quando era jogado o ‘Campeonato da Liga’, uma versão anterior do certame local e contada na lista oficial de campeonatos.

Outros grandes campeonatos e seus maiores campeões

Ajax (Holanda, 33 títulos), Anderlecht (Bélgica, 33 títulos), Juventus (Itália, 32), Real Madrid (Espanha, 32), River Plate (Argentina, 31), Colo Colo (Chile, 31) Bayern de Munique (Alemanha, 26), Spartak Moscou (URSS/Rússia, 21), Galatasaray (Turquia, 20), Manchester United (Inglaterra, 20), América (México, 16), Saint Étienne (França, 10);

E o Brasil?

Por uma série de fatores conhecidos e que não iremos nos prolongar aqui, o Brasil ainda não tem times que alcançaram a barreira dos dez títulos conquistados. Se for considerada apenas o Campeonato Brasileiro desde 1971, São Paulo e Corinthians (com seis) são os maiores campeões, com o Flamengo também com o mesmo número se considerada a Copa União de 1987 (para a CBF, o Sport é o campeão daquele ano).

Contando com os títulos dos torneios antecessores, agora com status de ‘campeão brasileiro’, Santos e Palmeiras lideram a lista com oito conquistas cada. Dependendo de qual critério você usa, pode demorar um pouco para que times brazucas apareçam nesta lista.

(Crédito da foto: Divulgação/Site Oficial do Rangers FC)