Que fase! Grêmio amarga sua 14ª eliminação nos últimos cinco anos

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

A frustração da apaixonada torcida gremista no final da noite desta quinta-feira era altamente compreensível. Mais uma vez, o time acabava eliminado de uma competição e ficava no meio do caminho de um importante torneio. A desclassificação para o Rosario Central, nas oitavas da Libertadores de 2016, representou a 14ª eliminação do Grêmio em competições oficiais nos últimos cinco anos.

LEIA MAIS:

ENQUETE – Roger Machado deve continuar como técnico do Grêmio?

Eliminado, Grêmio perde chance de ultrapassar Palmeiras em marca na Libertadores

Corinthians cai e internautas relembram declaração polêmica de Elias

Um dos gigantes do futebol brasileiro, tetracampeão da Copa do Brasil e bicampeão brasileiro e da América, o tradicionalíssimo Grêmio vive dias difíceis. O jejum de grandes conquistas já dura desde 2001, quando a equipe então comandada por Tite sagrou-se campeã da Copa do Brasil sobre o Corinthians. De lá para cá, foram apenas três conquistas gaúchas (2006, 2007 e 2010) e um título da Série B (2005).

Neste período, o Grêmio chegou a bater na trave em algumas ocasiões, especialmente no vice-campeonato da Libertadores em 2007 e brasileiro em 2008. No entanto, a sina de eliminações se acentuou nos últimos cinco anos. Desde 2011, foram 14 eliminações em torneios oficiais. Só no ano de 2016, o time de Roger Machado já acumula três quedas: fase de grupos da Primeira Liga, semifinal do Gauchão e oitavas da Libertadores.

Veja a sequência de 14 eliminações seguidas do Grêmio nos últimos cinco anos:

2011: Universidad Católica (oitavas de final da Libertadores)

2012: Caxias (semifinal do 1° turno do Gauchão), Palmeiras (semifinal da Copa do Brasil) e Millonarios (quartas de final da Sul-Americana)

2013: Inter (quartas de final do 1° turno do Gauchão), Juventude (semifinal do 2° turno do Gauchão), Santa Fé (oitavas de final da Libertadores) e Atlético-PR (semifinal da Copa do Brasil)

2014: San Lorenzo (oitavas de final da Libertadores) e Santos (oitavas de final da Copa do Brasil)

2015: Fluminense (quartas de final da Copa do Brasil)

2016: Inter (fase de grupos da Primeira Liga), Juventude (semifinal do Gauchão) e Rosario Central (oitavas da Libertadores)



Jornalista formado pela PUCRS em agosto de 2014. Fã de esportes, sobretudo tênis. Colorado por paixão, jornalista por vocação e tenista por opção.