Pelé no Sport? Quase! Veja essa e outras curiosidades sobre o futebol nordestino

Foto: Facebook oficial do Pelé/Arte: Torcedores.com

O Nordeste é a maior região do Brasil e há quem diga que seus clubes são os mais carismáticos do futebol brasileiro e suas torcidas umas das mais fanáticas do país. Além de todo este charme, existem curiosidades que só poderiam ser vistas no futebol nordestino.

LEIA MAIS:
Mercado da bola: 8 negociações que agitaram o futebol nordestino nesta semana
Mercado da bola: Clubes chineses gastaram mais do que ingleses na janela de transferências
Saiba TUDO sobre Cartola FC

Com isso, após realizar uma breve pesquisa histórica, o Torcedores.com listou 15 curiosidades desconhecidas sobre o futebol nordestino em mais de um século de história do esporte na região.

1 – Pelé foi oferecido ao Sport em 1957, ainda nas categorias de base santista. No entanto, o negócio acabou por ser rejeitado pela direção rubro-negra porque o rei do futebol na época ainda era “desconhecido e só tinha 17 anos”. Até hoje, o Leão da Ilha exibe em seu museu o telegrama com a proposta oficial do Peixe. Esta história, no entanto, só tomou conhecimento do público em 2000.

2 – O grito “Cazá, Cazá”, do Sport, foi entoado nas arquibancadas pela primeira vez em 1938 e segue sendo cantado em todos os jogos do time até hoje.

3 – O ABC é o maior campeão estadual do Brasil, com 53 títulos conquistados.

4 – Ao lado do América Mineiro, o ABC é o único clube a vencer o estadual dez vezes consecutivas, entre 1932 a 1941.

5 – Em 1959, o Bahia foi o primeiro campeão de uma competição nacional, ao conquistar a Taça Brasil diante do Santos.

6 – Com o título da Taça Brasil, o Bahia primeiro time a disputar Libertadores, em 1960.

7 – Em 1899, o Vitória foi fundado como time de Cricket.

8 – As primeiras cores do Vitória foram verde e amarela.

9 – E o Vitória virou rubro-negro por influência do Flamengo porque houve falta de tecidos verde e amarelo, no início dos anos 1900. Com isso, as cores vermelha e preta foram adotadas por causa do clube carioca, que já fazia sucesso na época.

10 – O ex-presidente e atual senador, Fernando Collor de Mello, foi presidente do CSA no início da década de 1980.

11 – E Collor contratou nada menos que Luiz Felipe Scolari para ser treinador. Foi o primeiro trabalho do pentacampeão mundial como técnico de futebol. Lá, conquistou também levantou sua primeira taça: a do Campeonato Alagoano de 1982.

12 – O Sampaio Corrêa é o único time brasileiro campeão de três divisões. A Série B, em 1972, a C em 1997 e a D em 2012.

13 – E aí, Fluminense? O Sport foi o primeiro clube brasileiro a vencer a LDU no Equador, em 2009, um ano depois de o tricolor carioca perder a final da Libertadores para a equipe equatoriana.

14 – Garrincha jogou uma partida pelo Alecrim-RN, em amistoso disputado em 1968.

15 – A Batalha dos Aflitos, alcunha dada ao histórico duelo decisivo por uma vaga na Série A, entre Náutico x Grêmio, no Estádio dos Aflitos, em 2005, virou filme e repercussão mundial.



Baiano, 22 anos, jornalista em formação pela Universidade Jorge Amado (UniJorge). Apaixonado por esportes em geral, de preferência basquete, tênis e futebol, este último com maior fervor. Contato: victorw10@outlook.com